A presidente Dilma Rousseff se reuniu na manhã desta terça-feira (8) com ministros e líderes do Congresso para discutir a coordenação política do governo. Após a reunião, o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, conversou com a imprensa sobre os principais pontos discutidos. Segundo ele, o encontro tratou basicamente dos esforços do governo para equilibrar o Orçamento, que foi enviado ao Congresso prevendo déficit.
De acordo com Berzoini, o governo já estuda a possibilidade de cortes na fase três do programa Minha Casa, Minha Vida. O programa está em sua segunda fase, que não sofrerá com cortes. Porém, na quinta-feira (10) a presidente Dilma lançará oficialmente a terceira fase do programa, e essa etapa deverá receber menos recursos.
"É um programa de grande impacto social e orçamentário. A fase três certamente será continuidade disso. Evidentemente, essa fase será ajustada à disponibilidade orçamentária", disse Berzoini, segundo o jornal O Globo. Apesar disso, o ministro das Comunicações fez questão de falar que os programas em andamento não serão cortados, incluindo o Bolsa Família. "Se a gente olhar a proposta do Orçamento de 2016, vamos verificar que o Bolsa Família, os programas de transferência de renda em geral, a Previdência e outros programas estão absolutamente preservados".
Operação Lava Jato
Berzoini também foi questionado sobre as investigações da Operação Lava Jato. No sábado (5), o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a abertura de investigação de dois ministros do governo - Aloizio Mercadante, da Casa Civil, e Edinho Silva, da Comunicação Social. Segundo o G1, Berzoini disse que a reunião não tratou desse assunto, e que a presidente Dilma tem "absoluta confiança" no trabalho dos dois ministros.
LEIA MAIS
+Lidas