Quando a dona de casa Neide Maria da Silva chegou à grota do Pau D’Arco, há quatro anos, a realidade que encontrou era totalmente diferente da atual. “Encontrei uma gruta totalmente destruída. Uma barreira só. A situação era crítica, tinham escadarias feitas pelos próprios moradores, depredadas e abandonadas”, conta.
LEIA TAMBÉM
Neide revela que a má qualidade dos equipamentos urbanos comprometia a mobilidade dos moradores, que contavam com o apoio dos vizinhos e amigos para fugir das adversidades. “Antes, a parte da população não podia descer até às suas casas, com problema de saúde. Quando de uma cirurgia, ou algo assim, era um sacrifício pra descer. A gente usava cadeira de plástico e chamava os vizinhos todos pra ajudar e aliviar o sofrimento”, disse.
A dona de casa, que divide uma casa pequena com o marido e três filhos, viu a vida se transformar com as mudanças acontecendo na comunidade com o avanço das obras de mobilidade urbana promovidas pelo Governo do Estado, por meio do Pequenas Obras, Grandes Mudanças, programa executado pela secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).
“Agora está muito melhor, estamos “no céu”. As escadarias estão prontas. O acesso melhorou bastante, a gente tem as escadarias com corrimão, os passeios. Agora os idosos podem subir e descer. E ainda vai mudar muito mais”, comemora Neide.
A comunidade de Neide foi beneficiada com a construção de quinze escadarias que já estão finalizadas, totalizando mais de 1600 metros lineares deste equipamento urbano. Além disso, foram construídos três pontilhões de concreto e cinco de madeira, proporcionando maior mobilidade a todos os moradores.
A grota do Pau D’Arco também foi contemplada com a construção de 451 metros lineares de canaletas, que escoam a água da chuva evitando o acúmulo nas encostas e prevenindo desabamentos. A comunidade também foi contemplada com a construção de mais de três mil metros de passeios, que proporcionam espaços de convívio e lazer para os moradores.
“As calçadas ficaram ótimas. Agora meus filhos podem usar a bicicleta porque antes não conseguiam descer. Além disso, desce moto para trazer entregas para os moradores, ficou maravilhoso. Além de ter um espaço para as crianças brincarem”, comemora Neide.
Ainda segundo a dona de casa, com as obras próximas do fim, os moradores passaram a valorizar mais o lugar onde morar e as casas onde vivem. “De primeiro, as pessoas não valorizavam e agora estão valorizando mais. A segurança também melhorou, está bem mais tranquilo aqui. O pessoal não faz mais arruaça”, conta.
O Pequenas Obras, Grandes Mudanças ainda proporciona a pintura das casas nas grotas, visando promover um ambiento mais bonito e agradável, com cores diversas e pinturas especiais que reproduzem elementos da natureza e da vida em comunidade.
Devido ao sucesso do Pequenas Obras, Grandes Mudanças, que em menos de um ano já beneficia treze comunidades em Maceió, desde novembro do ano passado o programa do governo de Alagoas conta com o apoio da ONU-Habitat, braço das Organizações Unidas para habitação e assentamentos urbanos. A parceira irá colaborar para a continuidade das ações que beneficiarão mais de 250 mil moradores das 76 grotas da capital alagoana.
O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, ressalta a importância do Pequenas Obras, Grandes Mudanças que transforma a realidade dos moradores das grotas. “Este programa é um exemplo do quanto o governo pode beneficiar a vida do cidadão que mais precisa. O Pequenas Obras, Grandes Mudanças é muito mais que construir equipamentos urbanos, as obras elevam a autoestima e a qualidade de vida de pessoas que viveram anos abandonadas pelo poder público. Neste ano, o programa será intensificado chegando a mais grotas da cidade, beneficiando um maior número de pessoas”, declarou Amaral.
LEIA MAIS
+Lidas