Governo investe em obras de mobilidade

Publicado em 22/12/2016, às 08h41

Por Redação

Os dicionários definem dignidade como sendo uma qualidade que infere respeito, uma consciência do próprio valor, respeito aos próprios sentimentos, amor-próprio. As definições são várias, e foi nesse substantivo feminino que o aposentado Carlos Roberto da Silva, de 53 anos, encontrou após obras de mobilidade na Grota do Aterro, onde mora.

“Aqui antigamente era péssimo. A subida era ruim, a descida também.  Não tinha nada que pudesse olhar e agradecer, sabe? Tudo era muito ruim. Depois das obras, a grota melhorou 100%. Hoje a gente tem dignidade”, conta o morador.

O ex-segurança Carlos Roberto, deficiente físico há seis anos, vítima de um tumor na coluna, contava com a ajuda dos filhos para subir e descer os barrancos íngremes da comunidade.

“Sempre muito difícil pra mim, os meninos que me ajudavam a subir, me carregando no colo. A dificuldade era grande. Agora melhorou muito, porque tem duas saídas e numa delas eu consigo ir só. Ficou ótimo”, comemora Carlos.

Gerido pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, o programa do Governo de Alagoas, Pequenas Obras, Grandes Mudanças, construiu e reformou escadarias, pontilhões e passeios na grota do Aterro, no bairro Novo Mundo, em Maceió, beneficiando diretamente os mais quatro mil moradores da comunidade.

Somente na comunidade do aterro foram construídos 195 metros lineares de escadas, totalizando dez escadarias, sendo sete novas e três reformadas. Além disso, foram feitos 1220 m² de passeios, proporcionando não só maior mobilidade aos moradores, como também espaços para lazer e convívio.

Ainda no Aterro foram feitos 944 metros de meio-fio, 650 de corrimão, 151 de muro de contenção e quarenta casas receberam nova pintura. Além disso, a comunidade foi beneficiada com a construção de quatro pontilhões novos, totalizando 43 metros destes equipamentos urbanos, proporcionando maior segurança para quem circula diariamente pela grota.

Carlos Roberto mora na comunidade do Aterro há vinte e dois anos. “Aqui nunca tinham feito nada pela gente. Entrava governo, saia governo e nada era feito”, conta.

À frente da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano, o engenheiro Mosart Amaral, ressalta a importância de obras de mobilidade nas comunidades carentes de Maceió.

“O pequenas obras, grandes mudanças transforma a vida de milhares de pessoas carentes. As obras, por mais simples que pareçam, melhoram a qualidade de vida das pessoas, proporcionando maior mobilidade, segurança e dignidade aos moradores, em especial aos que têm qualquer tipo de limitação motora”, explica Mosart Amaral.

O programa, que conta com a parceria da ONU Habitat - braço das Organizações das Nações Unidas para assentamentos e habitação - já beneficia doze comunidades carentes de Maceió e pretende atingir todas as 76 grotas maceioenses até 2018, beneficiando mais de 200 mil moradores da capital alagoana.

Nesta quinta-feira, 22, o Governo de Alagoas inaugura as melhorias na Grota do Aterro, em Maceió, com solenidade marcada para às 10h, com a presença confirmada do governador Renan Filho.

Gostou? Compartilhe