Governo do Estado trabalha para construir Hospital Metropolitano

Publicado em 20/08/2017, às 10h51

Por Redação

Com as obras iniciadas no primeiro semestre deste ano, o Hospital Metropolitano, localizado às margens da Avenida Menino Marcelo, em Maceió, segue em ritmo acelerado, dentro do cronograma estipulado. Atualmente está em fase de alicerce e, em breve, começará a etapa para instalação dos blocos de concreto, vigas e pilares. A nova unidade terá seis pavimentos e servirá de apoio para desafogar o Hospital Geral do Estado (HGE), maior unidade da Rede de Saúde Estadual e principal referência em atendimento de urgência e emergência de Alagoas.

De acordo com o assessor de engenharia da Sesau, Guilherme Soares, nem as chuvas que têm caído nas últimas semanas impediram os trabalhos dos profissionais. “Em momento nenhum deixamos de trabalhar. No entanto, tivemos que esperar o tempo melhorar, pois o solo precisava ter resistência e rigidez adequadas para não sofrer rupturas ou deformações que pudessem vir a comprometer a construção, durante a fase do alicerce”, disse, acrescentando que, posteriormente, serão colocados os blocos de concreto, vigas e os pilares, para que o edifício seja levantado.

Estrutura

Segundo o projeto arquitetônico, o Hospital Metropolitano contará com 15 alas e terá uma área construída de 13.904,19 m², em uma área total de 57.058,87 m². A obra está acontecendo em três turnos e foi orçada em R$ 91.763.858,67. Entretanto, o valor final licitado foi de aproximadamente R$ 64 milhões, gerando uma economia para o Estado.

A unidade fará 10 mil consultas por mês e disporá de 180 leitos, divididos em 100 para atendimentos clínicos, 20 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e UTI Neonatal. Outra novidade será a assistência voltada para a mulher, com atendimentos clínicos e ginecológicos e 40 leitos obstétricos para partos normais. A previsão é que a unidade esteja concluída em 18 meses, contadas a partir da construção da obra.

Além disso, um heliponto vai permitir que a transferência de pacientes em situação de saúde grave seja mais rápida, evitando que eles sejam transportados em ambulâncias, por exemplo. Dessa forma, o processo vai se tornar mais célere e, segundo o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, o Governo do Estado está garantindo uma assistência cada vez mais humanizada e eficiente ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Teremos um hospital de grande porte, que vai aprimorar o atendimento para população da parte alta de Maceió e, principalmente, os moradores de municípios circunvizinhos. Isso representa um novo momento para Alagoas, porque há 40 anos não era feito nenhum investimento para a ampliação da Rede de Saúde do Estado”, ressaltou.

Expectativa

Severino José da Silva, 65 anos, morador do bairro Cidade Universitária, está aguardando o benefício com entusiasmo. “É uma notícia maravilhosa. Eu acredito que vai melhorar muito o fluxo de atendimento e diminuir a lotação nos hospitais, pois não vou precisar andar grandes distâncias com esse hospital aqui perto de casa”, afirmou.

Governo do Estado trabalha para construir Hospital Metropolitano
Governo do Estado trabalha para construir Hospital Metropolitano

Gostou? Compartilhe