O governo do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) investiram R$ 540 mil em seis máquinas de hemodiálise, completas e microprocessadas. A aquisição é fruto de recursos do Tesouro Estadual e visa ofertar aos pacientes que tiveram a falência dos rins a viver e ser produtivo por muitos anos.
LEIA TAMBÉM
Os equipamentos já estão no almoxarifado da Sesau e, em Maceió, vão ser instalados na UTI (2) e na Central de Diálise (2) do Hospital Geral do Estado (HGE). As outras duas máquinas vão funcionar na UTI da Unidade de Emergência do Agreste Daniel Houly, em Arapiraca.
Conforme informou o gestor estadual de Equipamentos Médicos e Patrimônio da Sesau, Rui Costa, os equipamentos vão contribuir com o trabalho dos profissionais da saúde e beneficiar o serviço ofertado à população.
“Os tomógrafos já foram entregues às unidades e, depois dessas máquinas de hemodiálise, carros de raio-x portáteis e equipamentos de ultrassom serão os próximos instrumentos a colaborar com a saúde de Alagoas”, pontuou Costa.
O público infantil também será beneficiado com o berço aquecido, incubadora e fototerapia que já se encontram no almoxarifado da Sesau.
Procedimento
A hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue, como se fosse um rim artificial. Dessa forma, os rins são os únicos órgãos nobres que podem ser substituídos, ainda que não perfeitamente, por uma máquina.
LEIA MAIS
+Lidas