O Grupo de Trabalho (GT) de combate ao avanço das manchas de óleo no Ceará se reuniu nesta terça-feira, 29, para apresentar um balanço com informações das últimas ações que foram realizadas para monitorar, limpar e conter o avanço da substância nas praias. O encontro aconteceu na Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema). No Estado já foram retirados três toneladas de óleo do litoral, de acordo com o titular da Sema, Arthur Bruno.
LEIA TAMBÉM
Segundo o secretário, no Ceará foi criada uma Coordenadoria de Operações entre a Sema, Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Marinha, com sede na Capitania dos Portos, que atua todos os dias na monitoração dos 573 km do litoral cearense. "Essa coordenadoria foi criada para ampliar o monitoramento em todo o Estado e garantir que as manchas de óleo não avancem cada vez mais", explica.
Desde o dia 25 de setembro, o Governo do Ceará vem reunindo todas as entidades que possam colaborar com o combate à mancha de óleo que vem atingindo o litoral do Nordeste, de forma a mitigar seus efeitos no Ceará.
Na ocasião estiveram presentes os representantes do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), Sema, Semace, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Marinha do Brasil, Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setiur), Secretaria de Turismo Municipal de Fortaleza (Setfor), Instituto Terramar,Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Tecnologia da Informação, Grupo Expedia, Vigilância Sanitária, Sesa, Conselho Pastoral dos Pescadores, Cagece, OAB, Casa Civil, Assembleia Legislativa e Greenpeace.
LEIA MAIS
+Lidas