Como parte do trabalho para retomada da economia em Alagoas, o Governo do Estado deve divulgar, até o final desta segunda-feira (15), o protocolo sanitário que vai nortear o funcionamento das atividades.
LEIA TAMBÉM
“O protocolo sanitário será parâmetro para o isolamento social controlado e vai estabelecer os critérios para os avanços no Estado”, frisou o governador, afirmando que o documento será disponibilizado até o final do dia de hoje.
Segundo o governador, o que pode ocorrer, a partir da próxima semana não é uma flexibilização, e sim um isolamento social controlado. "Se os indicadores permitirem nós vamos criar a ideia de distanciamento social controlado. A gente vai testar as condições de gradativamente atingir o retorno de atividades econômicas e sociais que são essenciais pro estado. Mas se a gente avaliar que o número de casos aumentou, pode voltar atrás. Aqui em Alagoas nós não fechamos a indústria, não fechamos a construção civil. Está todo mundo aprendendo neste momento", reiterou Renan Filho.
O anuncio foi feito pelo governador Renan Filho, na manhã desta segunda-feira (15), durante coletiva online para comentar o primeiro mês de funcionamento do Hospital Metropolitano, que está atendendo exclusivamente pacientes vítimas da Covid-19.
“Nestes primeiros 30 dias, 157 pacientes já tiveram alta médica, isto é, são 157 famílias tratadas com dignidade e o Estado cumprindo o seu papel”, disse Renan Filho, acrescentando que hoje há 108 leitos ocupados no hospital, sendo 28 na UTI.
Na coletiva, o governador falou sobre a importância de “abraçar e agradecer” todos os profissionais que estão atuando na linha de frente de combate à doença em Alagoas. “Já são mais de 100 dias de pandemia. São mais de 100 dias que os servidores da saúde trabalham diariamente, inclusive aos finais de semana”, disse. "Aqui em Alagoas a gente fez um esforço também para a entrega de hospital de campanha e central de triagem. Mas a grande marca do combate à pandemia do coronavirus no estado é a entrega dos hospitais definitivos, que vão funcionar como um grande legado pro estado", pontuou Renan Filho.
O governador falou também sobre o cenário atual da pandemia na capital, Maceió. “A pandemia em Maceió tem duas características: está estabilizada a demanda de leitos clínicos e UTI e está diminuindo o número de mortes. Cerca de 60% dos casos que já identificamos já foram curados", afirmou o governador.
Já no interior, segundo frisou Renan Filho, o cenário é diferente. "Alagoas vive um platô na curva porque Maceió está caindo mas o interior continua crescendo. Vamos trabalhar para estabilizar esse platô", explicou o chefe do executivo.
Segundo o governador, a taxa de isolamento de Alagoas, nesse domingo (14), foi a 5ª melhor do país. “Mesmo assim não é suficiente para tratar o número de casos”, disse.
Perguntado sobre a solicitação do MPF e MP Estadual, que requisitaram informações sobre o plano de flexibilização do isolamento social elaborado pelo Governo de Alagoas, Renan Filho respondeu que o papel do MPF tem sido importante. "Certamente vamos construir um caminho que contaremos com o apoio de todos", enfatizou.
LEIA MAIS
+Lidas