Secretário Enio Lins, entre a diretora de Publicidade da Secom, Larissa Furtado, e Luís Siqueira, gerente de Projetos Especiais, (Crédito: Agência Alagoas)
Quatro categorias, seis finalistas, um vencedor na seção principal do maior prêmio de publicidade local e uma grande mudança na forma de conduzir a comunicação no Governo de Alagoas. Foi com esses resultados que o trabalho do Estado conquistou, pela primeira vez, a posição de destaque na 22ª edição do tradicional prêmio de publicidade alagoana, o “Guerreiros da Criação”, realizada pela Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCom).
Com participação ativa do governador de Alagoas, Renan Filho, desde o desenvolvimento à execução dos projetos, as campanhas foram reconhecidas pela sua criatividade, clareza e objetividade na mensagem, qualidade estética, composição técnica e originalidade. Seja pelo bom-humor ou engajamento do público, as peças ultrapassaram a presença na internet para ganhar também espaço nas mídias off-line.
Para o secretário de comunicação do Estado (Secom), Enio Lins, a integração da equipe foi fundamental para a condução das campanhas de maneira mais eficiente, além da postura de integração entre a equipe do governo e os criadores das propostas com o comprometimento diante da comunicação interna e externa, que também foi ressaltada pelo gestor da pasta.
“Foi uma conquista coletiva. A campanha vencedora foi estudada e aprovada pessoalmente pelo governador Renan Filho. A todos que fazem a Secretaria de Comunicação nos entusiasma o fato inédito de três das cinco campanhas finalistas do Grande Prêmio serem peças de órgãos do Governo de Alagoas”, comemora Lins.
O prêmio
Usando muita criatividade e bom-humor, o grande vencedor do prêmio na categoria Melhor Campanha do Ano foi o projeto de São João do Detran, do Governo de Alagoas, desenvolvido pela agência de publicidade Clorus. Entre os finalistas representantes do Estado, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) se sobressaiu com a peça do aplicativo IMA Denuncie selecionado nas seções Anúncio de Revista, Melhor Mídia para Internet, Melhor VT Institucional e Campanha do Ano junto com o Detran e a Secretaria de Saúde (Sesau).
“Pensamos em uma ferramenta que aproximasse ainda mais a população do IMA, utilizando tecnologia que hoje está acessível para a maioria das pessoas: os smartphones. A partir dessa proposta, surgiu o projeto do aplicativo IMA Denuncie que mostra a importância da população participar denunciando os crimes ambientais. Além de aumentar o número de queixas do público, a campanha contribui diretamente para potencializar nossas ações”, esclarece o gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA, Ermi Ferrari.
À frente da coordenação de marketing da PSCom, Anthony Campos destacou que a participação efetiva das campanhas do Governo de Alagoas no prêmio Guerreiros da Criação mostra a preocupação do Estado pela comunicação mais eficiente e próximo do público. Ainda de acordo com Campos, o feedback positivo dos jurados é motivo de orgulho para todos que fizeram parte do evento.
“O Guerreiros da Criação é um prêmio para incentivar a criatividade no âmbito da publicidade alagoana. As peças do Governo foram muito elogiadas pelo júri, que salientaram a qualidade dos trabalhos, comparando-as com produções nacionais de grandes centros do país como Rio de Janeiro e São Paulo. Ver que campanhas locais estão recebendo seu devido reconhecimento nos deixa muito contentes”, avalia Campos.
Campanha vencedora
Um formato inusitado que quebrou paradigmas utilizando humor e interação na comunicação do governo foi a grande aposta da campanha de São João do Detran-AL, vencedora na seção principal do prêmio. Aproveitando o período junino de época festiva em que geralmente aumentam os números de acidente de trânsito, a peça publicitária focou no público jovem para passar uma mensagem da importância da condução segura, como explica a diretora de publicidade da Secom, Larissa Furtado.
“Neste trabalho, o desafio da Secom e do Detran foi investir em um modelo diferente, que tivesse forte presença também nas redes sociais por meio de uma comunicação eficiente e direcionada ao público jovem. O briefing foi bem assimilado pela Clorus e o resultado foi uma campanha com forte recall e que, além de contribuir para um trânsito mais seguro, criou uma grande empatia com o público alagoano”, pontua a diretora.
Além desta campanha, as peças de combate à dengue da Secretaria de Saúde e do Aplicativo IMA Denuncie do Instituto do Meio Ambiente também foram finalistas na categoria principal de Melhor Campanha do Ano.
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