Governo de Alagoas entrega obra do Marco dos Corais, no antigo Alagoinhas; vídeos

Publicado em 02/04/2022, às 09h38
Reprodução
Reprodução

Por Ascom Seinfra

No final da tarde dessa sexta-feira (1), o secretário de infraestrutura, Maurício Quintella, entregou o Marco dos Corais, localizado no antigo Alagoinha. O novo ponto turístico vai proporcionar uma experiência de contemplação da natureza, socialização entre turistas e moradores e toda a verba investida na construção foi oriunda do tesouro estadual.  

O Marco dos Corais irá impulsionar o turismo local, além de oferecer aos visitantes sofisticação, conforto, acessibilidade e incentivo à população para a conscientização ambiental sobre a importância dos corais ao longo de toda a costa litorânea. ‘Uma praça dentro do mar’, é como será vista a nova construção que permitirá a apreciação da vida marinha de Maceió e que teve a preocupação de interferir o mínimo possível na paisagem natural da região. 

“Nenhum outro nome seria tão assertivo quanto Marco dos Corais, isso porque, além dos recifes de franja estarem em torno de todo o antigo Alagoinha, Maceió é uma das únicas capitais do mundo cuja orla urbana é cercada por corais com alta diversidade de vida marinha.” Explicou o então secretário, Maurício Quintella

Compondo a beleza da “praça dentro do mar”, o espaço contará com uma Rosa dos Ventos sinalizando o Marco Zero, com luzes de fibra ótica que irão sair do piso feito com sobras de granito.  Outro ponto é a iluminação da rota da Costa dos Corais, essa rota será sinalizada com placas iluminadas apontando todas as praias presentes nesta rota, que vai da praia de Ponta verde até o litoral de Pernambuco. 

Vale ressaltar que as únicas formações de recifes de coral do Atlântico Sul estão distribuídas por cerca de três mil quilômetros da costa brasileira que vão do Maranhão ao Sul da Bahia. E é dentro dessa área que se localiza a maior unidade de conservação marinha do Brasil, a Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, com 135 quilômetros de extensão e mais de 413 mil hectares de área protegida. É nesse cenário que o Estado de Alagoas tem o privilégio de ter nove municípios dentro da APA da Costa dos Corais. 

Em sua estrutura física o Marco dos Corais possui bicicletário, piso plano e piso tátil (para deficientes) e passarela de um bloco para outro, que será de alumínio com transparência, o que possibilita a vista do mar e da vida marinha.

Maurício Quintella demonstrou satisfação em encerrar seus compromissos a frente da secretaria de infraestrutura com a entrega de mais um local de lazer público em Maceió, sobretudo por se tratar de uma obra complexa que sofreu alterações ao longo de sua execução mas, que foi desenvolvida com muita solidez e com muito cuidado com o meio ambiente. 

Quintella ainda ressaltou a importância de preservar o meio ambiente, de quão útil será o espaço entregue para a melhoria da qualidade de vida dos alagoanos e de quanto o Marco dos Corais irá beneficiar o turismo em nossa cidade. “As pessoas vão poder se divertir aqui, andar de bicicleta, de patins, passear, fazer sua caminhada, não tenho dúvida de que aqui se tornará o maior ponto de encontro da juventude e da família alagoana. A espera valeu a pena e vamos ter aqui um grande equipamento público para o lazer da nossa população”.

O Marco dos Corais será mais um belíssimo cartão postal do nosso estado e está pronto para receber com conforto e sofisticação os de casa e os turistas que nos visitam.

Gostou? Compartilhe