Vinte e cinco leitos destinados exclusivamente para tratar casos da Covid-19 foram abertos, nesta terça-feira (23), na Santa Casa de Misericórdia de Penedo, no Baixo São Francisco. O governador de Alagoas, Renan Filho; o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres; e o prefeito do município, Marcius Beltrão, fizeram a entrega dos equipamentos.
LEIA TAMBÉM
"Os novos leitos vão ajudar bastante a população de Penedo e da região do Baixo São Francisco. Vão colaborar, também, com Arapiraca e Coruripe, porque todos que necessitavam de um leito de UTI tinham que ir a uma dessas duas cidades. Penedo passa, agora, a ser, também, retaguarda para Igreja Nova, Piaçabuçu e São Sebastião", citou Renan Filho.
Durante entrevista, o governador falou do legado que será deixado após a pandemia em Alagoas, fruto do processo de reestruturação da saúde, que vem sendo implementado em todo o estado.
"Em Alagoas, nós tínhamos 180 leitos de UTI do SUS antes da pandemia. Já instalamos 300 novos leitos de UTI, Passamos de 180 para 480 no enfrentamento à Covid. Isso vai ajudar demais as pessoas neste momento e num futuro próximo, ficando como legado para tratar outras doenças", observou o governador.
Na Santa Casa de Misericórdia de Penedo, foram abertos dezoito leitos clínicos e sete de UTI adulto, estes instalados na Unidade de Terapia Intensiva Provedor Dom Valério Breda, uma homenagem ao religioso falecido no dia 16 de junho.
"Dom Valério tinha uma responsabilidade muito grande em conduzir religiosamente essa região de Alagoas, mas, entre todas as suas atribuições, sempre foi a obra da Santa Casa de Misericórdia de Penedo uma obstinação sua", recordou Renan Filho.
Penedo passa a contar, agora, com 28 leitos exclusivos para Covid, doença causada pelo novo coronavírus. Outros três já estavam em funcionamento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.
Penedo pertencente à 6ª Região de Saúde, localizado na 1ª Macrorregião. O secretário Alexandre Ayres destacou que a abertura dos novos leitos só foi possível graças à parceria firmada entre o Governo do Estado, a Santa Casa e a Prefeitura Municipal.
"No dia 13 de março, anunciamos que até o dia 30 daquele mês teríamos 105 leitos abertos, entre clínicos e de UTI. Com essa abertura de hoje, aqui em Penedo, a gente passa dos 1.150 leitos em 90 dias. O desafio é imenso. Hoje a gente faz uma reflexão e lembra de toda a dificuldade que passamos, mas contamos, sempre, com a apoio das prefeituras e também dos hospitais filantrópicos, a exemplo da Santa Casa de Misericórdia de Penedo", recordou Alexandre Ayres.
"Por meio de um diálogo aberto, franco e sincero, estamos construindo esse sonho da população penedense por seis mãos: Governo de Alagoas, Prefeitura de Penedo e Santa Casa de Misericórdia", acrescentou o prefeito Marcius Beltrão.
A Santa Casa de Penedo foi a primeira a se instalar no Estado. São 253 anos de serviços prestados pela mais antiga instituição hospitalar do Baixo São Francisco.
"Todas as conquistas já anunciadas aqui representam um sonho que Dom Valério, junto à Santa Casa, desejou e que hoje, portanto, se concretiza. Ele não está mais fisicamente entre nós. A sua passagem semeou nesse pedaço da nossa região inúmeros benefícios, mas o que contemplamos hoje aqui em Penedo e nas mais de 45 paróquias que temos em nossa Diocese, nos faz recordar os grandes feitos de Dom Valério", declarou o padre Daniel do Nascimento, administrador diocesano.
Decreto
Ainda em Penedo, Renan Filho falou do decreto governamental que prorroga as medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 em Alagoas até o dia 30 de junho.
"Como nesses oito dias, até o final do mês, teremos quatro dias úteis, apenas, resolvemos prorrogar o isolamento até 30 de junho. A expectativa geral do Governo do Estado é de que, a partir de 1° de julho, pelo menos na região metropolitana, a gente inicie o distanciamento social controlado e o retorno gradativo, responsável, das atividades não essenciais", revelou Renan Filho.
Participaram, ainda, da abertura dos leitos em Penedo, o deputado estadual Marcelo Beltrão; o vice-prefeito, Ronaldo Lopes; o vice-provedor da Santa Casa, Eduardo Regueira, dentre outras autoridades.
LEIA MAIS
+Lidas