Governador decreta situação de emergência em Maceió, 32ª cidade no estado

Publicado em 10/07/2023, às 18h12
Imagem Governador decreta situação de emergência em Maceió, 32ª cidade no estado

Por Redação TNH1

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, decretou situação de emergência em Maceió devido às fortes chuvas que caem na região desde a semana passada. O decreto, que já está em vigor e vai durar pelos próximos 180 dias, foi publicado na edição desta segunda-feira, 10, no Diário Oficial do Estado. Com a decisão, Alagoas agora tem 32 municípios em situação de emergência por conta das chuvas. Ainda no domingo, as cidades de Barra do Santo Antônio e Passo de Camaragibe tinham sido incluídas na lista (veja ao fim da matéria). 

Segundo a publicação, o governo levou em consideração os relatórios das condições meteorológicas elaborado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e o Parecer Técnico nº 04/2023, de 9 de julho de 2023, feito pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas (CEDEC).   

Prefeitura de Maceió se manifesta - Em nota enviada à imprensa na tarde desta segunda-feira, a gestão municipal da capital alagoana se posicionou sobre a inclusão de Maceió na situação de emergência. Leia na íntegra:

"A Prefeitura de Maceió tem feito todos os esforços para atender as pessoas que foram atingidas pelas fortes chuvas, que têm provocado tantos estragos no estado de Alagoas e em parte do litoral nordestino. Desde 2021 o município desenvolve o programa Previne Maceió, que atua durante o ano inteiro com ações de planejamento e prevenção. Foi implementado um conjunto de ações, que envolve todas as secretarias, minimizando os efeitos do período e garantindo assistência à população que mais precisa.

A Prefeitura reforça que decretos de emergência são bastante graves e só devem ser adotados diante de situações extremas. A gestão trabalha com seriedade e entende que esse padrão de decreto não deve ser assinado apenas visando extrair recursos da União ou do Estado. A cidade está preparada para o que se apresentou até o momento. O decreto de emergência é para quem precisa e muitos municípios alagoanos foram severamente afetados por enchentes. Maceió continuará trabalhando, alerta, e mantendo a população informada sobre os fatos".

Mais de 25 mil pessoas atingidas - De acordo com o último relatório da Defesa Civil Estadual, Maceió tem 211 pessoas desabrigadas e 116 desalojadas, totalizando 327. O município mais afetado, por enquanto, é Marechal Deodoro, com 3.988 cidadãos nestas condições de vulnerabilidade. 

Lista de cidades em situação de emergência:

  1. Atalaia
  2. Barra de Santo Antônio
  3. Barra de São Miguel
  4. Branquinha
  5. Capela
  6. Cajueiro
  7. Colônia Leopoldina
  8. Coqueiro Seco
  9. Flexeiras
  10. Ibateguara
  11. Jacuípe
  12. Joaquim Gomes
  13. Maragogi
  14. Marechal Deodoro
  15. Matriz da Camaragibe
  16. Murici
  17. Paripueira
  18. Passo de Camaragibe
  19. Paulo Jacinto
  20. Penedo
  21. Pilar
  22. Quebrangulo
  23. Rio Largo
  24. São José da Laje
  25. São Miguel dos Campos
  26. Santana do Mundaú
  27. Satuba
  28. São Luís do Quitunde
  29. São Miguel dos Milagres
  30. União dos Palmares
  31. Viçosa
  32. Maceió

Gostou? Compartilhe