Renan Filho fez anúncio durante evento para discutir violência contra a mulher (Crédito: TNH1 / Erik Maia)
O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), confirmou nesta quinta (3) a intenção de antecipar o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores. A data será definida no próximo dia 8.
Durante evento para discutir a participação dos Poderes Constituídos no combate à violência contra a mulher, na sede do Tribunal de Justiça, no centro de Maceió, ele declarou que vai tentar fazer a antecipação. “Vou fazer todo o esforço do mundo para atender a expectativa do alagoano que é antecipar”.
O desejo é compartilhado também pela Federação do Comércio do Estado de Alagoas, que solicitou o pagamento antes da data prevista legalmente, que é 20 de dezembro, com a intenção de aquecer o setor no período de festas natalinas.
Segundo Renan Filho, a data só poderá ser definida após o dia 8 de dezembro, quando o Estado terá estimativa de valores da arrecadação do Fundo de Participação dos Estados (FPE), pago no dia 10.
“É um ano muito duro. Muitos estados não estão pagando salário em dia. Outros tantos não vão pagar o décimo. Estamos em uma crise econômica permeada por questões políticas, isso prejudica a estabilidade do país e afeta arrecadação”, argumentou sobre a demora em definir a data de pagamento.
Veja Vídeo:
Violência contra a mulher
No evento, o governador comentou sobre as medidas do Estado no combate à violência contra mulheres, mas muitas ações ainda são apenas intenções do governo. Uma delas é ampliar o horário de atendimento das delegacias especializadas, para que funcionem 24 horas por dia.
“Para isso, é preciso enfrentar o problema da falta de pessoal, em decorrência do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou.
Ele também apontou outras demandas do Estado da área de Segurança Pública, como, por exemplo, a criação de delegacias especializadas em Arapiraca. “Precisamos resolver muitos problemas ao mesmo tempo. Aqui parece que estava praticamente tudo por fazer”, criticou.
LEIA MAIS
+Lidas