Google vai começar a excluir contas do Gmail inativas há 2 anos; entenda

Publicado em 22/11/2023, às 14h50
Foto? Reprodução/Freepik
Foto? Reprodução/Freepik

Por Extra Online

O Google vai começar a encerrar contas inativas no Gmail e outros serviços a partir do dia 1º de dezembro. A plataforma atualizou este ano sua política de inatividade para contas do Google para 2 anos.

Na prática, se uma Conta do Google não tiver sido usada ou conectada por pelo menos 2 anos, a plataforma poderá excluir a conta e seu conteúdo, incluindo conteúdo do Google Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda) e Google Fotos.

A política se aplica apenas a contas do Google pessoais e, segundo o site, não afetará contas de organizações como escolas ou empresas. Segundo a plataforma, a ação limita o tempo que o Google retém informações pessoais não utilizadas.

O Google informou ainda que, por enquanto, não tem planos para excluir contas com vídeos do YouTube publicados. Além disso, não serão deletadas as contas utilizadas para transações na Google Play Store ou que possuam um cartão-presente ativo.

Segurança

O Google defende a medida alegando que também trata-se de uma questão de segurança dos usuários. Segundo a plataforma, se uma conta não for usada por um longo período de tempo, é mais provável que seja comprometida. Isso ocorre porque as contas esquecidas geralmente dependem de senhas antigas ou reutilizadas que podem ter sido comprometidas, não tiveram a autenticação de dois fatores configurada e recebem menos verificações de segurança pelo usuário.

O Google diz que análises internas mostram que as contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de configurar a verificação em duas etapas. Ou seja, essas contas geralmente são vulneráveis e, uma vez comprometida, uma conta pode ser usada para qualquer coisa, desde roubo de identidade até um vetor de conteúdo indesejado ou até malicioso, como spam.

Fases da exclusão

Durante o mês de julho, a empresa de tecnologia emitiu notificações aos usuários, comunicando sobre as iminentes exclusões de contas inativas com a data no início de dezembro.

  • A conta identificada como inativa receberá “múltiplos e-mails de lembrete” antes de qualquer medida ser executada.
  • A exclusão começará pela contas que foram criadas e nunca mais usadas.
  • Antes de excluir uma conta, serão várias notificações ao longo dos meses anteriores à exclusão, tanto para o endereço de e-mail da conta quanto para o e-mail de recuperação (caso tenha sido fornecido).

Como manter sua conta ativa

Para manter a conta do Google ativa, é preciso fazer login pelo menos uma vez a cada 2 anos. Se você fez login em sua conta ou em algum outro serviço da plataforma recentemente, sua conta é considerada ativa e não será excluída. A atividade pode incluir estes tipos de ações que você realiza ao fazer login ou enquanto está conectado:

  • Lendo ou enviando um e-mail
  • Usando o Google Drive
  • Assistindo a um vídeo do YouTube
  • Baixando um aplicativo na Google Play Store
  • Usando a Busca do Google
  • Usando o Login com o Google para fazer login em um aplicativo ou serviço de terceiros

Se você tiver uma assinatura existente configurada por meio da conta do Google, por exemplo, para o Google One, uma publicação de notícias ou um aplicativo, também será considerada essa atividade da conta e o registro não será afetado.

Mudança no Gmail

O Google vai promover uma atualização na política de serviços do e-mail a partir de fevereiro de 2024. A plataforma vai intensificar as barreiras contra spam no Gmail. Os usuários também terão mais agilidade para cancelar a inscrição em listas de e-mails. Com isso, as empresas terão um prazo de até dois dias para atender aos pedidos de cancelamento.

A empresa também pretende aumentar a eficácia dos bloqueadores de anúncios no Chrome, e diz que quer aumentar a proteção dos usuários contra extensões maliciosas e aprimorar o desempenho do navegador.

Gostou? Compartilhe