Golpistas usam perfil no Instagram para leilões falsos de veículos, no Agreste de Alagoas

Publicado em 18/02/2025, às 19h00
Reprodução/Redes sociais
Reprodução/Redes sociais

Por TNH1

“OPORTUNIDADE INCRÍVEL”, “LEILÃO IMPERDÍVEL”. É assim que começam as legendas de alguns dos posts de um suposto perfil no Instagram que divulga leilões de veículos em Arapiraca, Agreste de Alagoas. A primeira postagem da conta foi no dia 4 de fevereiro e, até esta terça-feira (18), já soma 104 anúncios na rede divulgando diversos tipos de veículos.

Entre os itens “anunciados” estão carros, motos, caminhões, vans e tratores. A página já conta com mais de 36,6 mil seguidores e um baixo índice de engajamento digital. As informações contidas nas divulgações contêm um link que direciona para o site onde os supostos leilões acontecem, além de telefones para contato.

No entanto, de acordo com denúncias de vítimas, os anúncios tratam de mais um caso do golpe do pix. Fernando (nome alterado para preservar a identidade do denunciante) foi um dos que perdeu dinheiro ao tentar arrematar um veículo em um dos “leilões” realizados pelo site. Os golpistas ainda usaram o CNPJ do shopping do município.

Ele contou ao TNH1 que, há duas semanas, tentou arrematar um lote com três veículos, juntamente a mais dois amigos. O prejuízo do trio ultrapassa R$80 mil. “Apareceu para mim como conteúdo patrocinado na rede social. A página usava um brasão parecido com o do município e, no site, com layout moderno, tinha até a logo da Juceal (Junta Comercial do Estado de Alagoas)”.

“Parecia confiável. O endereço era o do pátio do Detran de Arapiraca. O site pedia cadastro com os dados pessoais e então depois recebemos e-mails de confirmação, além de mensagens no WhatsApp. Eram carros de retomada de leilão, não eram batidos, e por um preço abaixo do normal; esse foi o atrativo. Eles [os golpistas] mandaram vídeos dos carros e até mesmo editais para assinarmos eletronicamente”.

Fernando* contou que, no dia de ir buscar os veículos, foi pego de surpresa por um funcionário do Detran que disse que não existiam leilões ativos no momento. Quando percebeu que havia caído em um golpe, viu que ele e os amigos já tinham sido bloqueados no WhatsApp pelo contato dos responsáveis pelo suposto leilão.

Outro detalhe, percebido por ele depois do golpe, foi que os grupos de lotes do site contêm os mesmos veículos, repetidamente, e é sempre reativado a cada três dias.

“Tentamos cancelar o pix pelo banco, mas não conseguimos. Então registramos um boletim de ocorrência com a Polícia Civil. Voltei outro dia para falar com o plantonista do bairro, mas ele só fez pegar uma cópia do boletim e dizer que iria dar uma olhada e ‘qualquer coisa me ligava’. E os golpistas ainda estão ativos a todo vapor”, reclamou.

Em nota, o Partage Arapiraca Shopping reforçou que não possui qualquer vínculo com empresas desse segmento e orientou às pessoas a ficarem atentas para evitar prejuízos. A empresa também informou que já acionou a Polícia Civil para investigar o caso.

Confira o posicionamento do shopping na íntegra:

ALERTA DE GOLPE

O Partage Arapiraca Shopping informa que terceiros estão utilizando indevidamente o CNPJ do Pátio Arapiraca para aplicar um golpe relacionado a leilões. Reforçamos que NÃO temos
qualquer vínculo com empresas desse segmento e orientamos que fiquem atentos para evitar prejuízos.

As autoridades policiais já foram acionadas para investigar o caso. Se você identificar qualquer atividade suspeita, denuncie! Compartilhe essa informação e ajude a evitar fraudes.

Gostou? Compartilhe