Golpes usam filme da Viúva Negra para roubar dinheiro na internet

Publicado em 09/07/2021, às 11h47
Divulgação
Divulgação

Por Folhapress

Cibercriminosos estão aproveitando a estreia do filme "Viúva Negra" para aplicar golpes que roubam informações pessoais e financeiras. O alvo são pessoas interessadas em assistir à nova história da personagem da Marvel na internet.

Segundo a empresa de cibersegurança Kaspersky, o filme, que chega aos cinemas e serviços de streaming nesta sexta-feira (9), tem sido usado como isca para levar usuários a arquivos maliciosos e sites de phishing -projetados para enganar a vítima de modo que ela forneça senhas e números de cartões.

O golpe acontece da seguinte forma: na esperança de ver o filme, as pessoas são redirecionadas para páginas que exibem os primeiros minutos de uma suposta filmagem. Após um tempo, o site solicita um cadastro para liberar o restante e pede que a vítima insira um cartão bancário. Feito isso, uma quantia é cobrada, mas o filme completo não é exibido.

Especialistas da empresa de cibersegurança registraram um aumento de 9% nas tentativas de golpes disfarçados como o novo filme durante o mês de julho.

De acordo com a Kaspersky, este tipo de phishing é uma das fraudes mais populares entre os cibercriminosos. Neste ano, a empresa já havia alertado sobre este mesmo tipo de golpe no lançamento da quinta temporada do desenho "Rick and Morty" e durante o Oscar 2021.

"Grandes lançamentos sempre foram uma fonte de entretenimento, mas a paixão dos fãs pode levá-los para esses golpes online, e o pior é que o interesse é tanto que as pessoas nem desconfiam", disse Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

Para evitar cair neste tipo de golpe, a empresa aconselha que as pessoas:

Verifiquem a autenticidade dos sites antes de inserir dados pessoais Usem somente páginas oficiais e confiáveis para assistir ou baixar filmes Prestem atenção nas extensões dos arquivos baixados no computador (um arquivo de vídeo nunca terá uma extensão .exe ou msi., por exemplo) Usem ferramentas de segurança para identificar anexos maliciosos e sites de phishing Evitem links promissores de visualização antecipada de conteúdo.

Gostou? Compartilhe