Um golfinho, da espécia Sotalia Guianensis, popularmente conhecido como boto cinza, foi encontrado morto na manhã deste domingo, numa praia de Feliz Deserto, uma cidade do litoral Sul de Alagoas. A cidade é vizinha a Piaçabuçu, cidade onde fica a foz do Rio São Francisco.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o coordenador do Instituto Biota de Conservação Ambiental, Bruno Stefanis, esse é o primeiro mamífero aquático encontrado oleado no Estado. Ele afirmou ainda que uma equipe de veterinários foi ao local para realizar a necropsia do animal, que foi encontrado pela equipe de monitoramento de praia do instituto.
De acordo com o Ibama, em levantamento atualizado durante o dia de ontem (12), apenas 24 animais teriam sido atingidos pelas manchas de petróleo cru, que foram registradas nas 161 localidades, de 72 municípios, nos nove estados do Nordeste.
O levantamento do órgão mostra que apenas uma ave e 23 tartarugas, das espécias verde, oliva e cabeçuda, estão entre os animais afetados.
Em um vídeo, encaminhado a imprensa na noite de ontem, o Biota também registrou manchas de petróleo cru num trecho da praia de Ipioca, no Litoral Norte de Maceió.
Veja as Imagens:
Lixo da Malásia e manchas de óleo foram encontrados num trecho da praia em Sauaçuhy. Fotos: Cortesia ao TNH1 |
Já na manhã de hoje, a jornalista Deborah Freire, editora do TNH1, avistou manchas num trecho de praia em Sauaçuhy. No mesmo local ela encontrou garrafas plásticas de água mineral de uma fábrica da Malásia.
+Lidas