Conhecido em Alagoas por ser o xará do CRB, o CRB da Argélia, país do norte da África, ficou mais famoso internacionalmente no último final de semana graças ao seu goleiro. Em partida contra o Bejaïa, pelo Campeonato Argelino, Malik Asselah deu uma de Zinedine Zidane.
Aos 37 minutos da etapa final, o CRB perdia por 1 x 0, quando o goleiro foi pressionado pelo atacante adversário, e ao invés de sair no chutão, como é comum no futebol, ele se atreveu e realizou o drible estilo típico do francês Zidane. Curiosamente o ex-craque do Real Madrid tem família de origem argelina.
Mas apesar do lance do goleirão, que está rodando o mundo, o CRB foi derrotado por 1 x 0 e perdeu a liderança do Campeonato Argelino para o Tadjenanet, que venceu na rodada e o ultrapassou. No torneio nacional, o CRB soma 12 pontos em sete partidas e é o atual vice-líder.
Veja o drible do goleiro:
CRB da Argélia
Em 2013 o TNH1 fez uma matéria especial sobre os ‘irmãos estrangeiros’ dos principais clubes alagoanos. E o irmão do CRB brasileiro, o Clube de Regatas Brasil, é o CRB argelino, o Chabab Riadhi de Belouizdad.
A sigla não é apenas uma das coincidências. As cores, vermelha e branca, o escudo do time, o estádio localizado próximo de uma praia, no Mar Mediterrâneo, e a filiação à FAF (Federação Argelina de Futebol) fazem os dois clubes parecerem ‘clones’.
Mas o irmão brasileiro é mais velho. O CRB, do Brasil, é de 1912, enquanto o CRB da Argélia é de 1962. O Chabab Riadhi de Belouizdad é da cidade de Hussein Dey, vizinho da capital Argel. O principal palco dos jogos do CRB é o Stade 20 Août 1955, que tem capacidade para 15 mil pessoas.
A equipe argelina é uma das que mais conquistaram títulos naquele país, tendo seis troféus levantados na Liga da Argélia, equivalente ao Campeonato Brasileiro, seis Copas da Argélia e duas Supercopa da Argélia. Na temporada passada, o CRB ficou em 6º lugar no Campeonato Argelino.
Relembre: “Irmãos estrangeiros”: conheça o ASA de Angola, CRB da Argélia e CSA de Portugal
Compare o drible do goleiro com os dribles de Zidane: