Em comunicado distribuído na noite desta segunda-feira (16), a Globo confirmou a paralisação da exibição das novelas Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder em decorrência da crise do novo coronavírus. Conforme o Notícias da TV antecipou ainda na madrugada, Amor de Mãe segue no ar somente até sábado (21), quando terá um capítulo com "final de temporada". Salve-se Quem Puder se despede em 28 de março, um dia após o último capítulo de Éramos Seis.
LEIA TAMBÉM
No lugar da novela das nove, a Globo vai exibir um compacto da novela Fina Estampa, de 2011, escrita por Aguinaldo Silva, dispensado pela emissora no início do ano. Salve-se Quem Puder dará lugar a uma reprise de Totalmente Demais (2015). Na vaga de Éramos Seis, em vez da nova novela das seis, Nos Tempos do Imperador, irá ao ar um compacto de Novo Mundo (2017).
A atual temporada de Malhação terá seu final antecipado para abril e será substituída por uma reprise editada de Malhação: Viva a Diferença (2017/18) --que em breve ganhará uma série derivada no Globoplay, As Five.
A Globo decidiu paralisar nesta segunda todas as 14 produções que estavam sendo gravadas em seus estúdios, no Rio de Janeiro, até que a propagação do covid-19 seja controlada e permita a retomada das gravações.
Com a reprise de Fina Estampa, não será desta vez que o telespectador brasileiro ficará privado do principal produto cultural nacional, diferentemente do que o Notícias da TV publicou nesta manhã.
Também não é a primeira vez que a Globo tapa buraco com uma reprise. Mas é a primeira vez que a emissora transforma todas as suas quatro faixas de novelas em um grande Vale a Pena Ver de Novo.
Em 1975, a emissora teve que providenciar às pressas uma versão compacta de Selva de Pedra (1972), devido à censura de Roque Santeiro, em pleno dia de estreia.
Já em 1983, devido à morte do ator Jardel Filho (1927-1983), a novela Sol de Verão teve de ser encurtada e sua substituta, Louco Amor, ainda não tinha uma frente para estrear em seu lugar. Por isso, a Globo decidiu reprisar O Casarão (1976), que ganhou uma versão bem compacta: seus 168 capítulos viraram 18.
A escolha de Fina Estampa para a vaga de Amor de Mãe causou estranheza porque seu autor, Aguinaldo Silva, acaba de deixar a Globo, de forma nada glamourosa, após o fiasco de O Sétimo Guardião (2018).
A reprise de uma novela, e não o uso do horário pelo jornalismo, atende a uma reivindicação da área comercial, que assumiu já compromissos de entregar campanhas publicitárias na faixa.
Fina Estampa foi protagonizada por Lilia Cabral (Griselda Pereira) e Christiane Torloni (Tereza Cristina). Na história, Griselda é viúva desde que o marido, Pereirinha (José Mayer), desapareceu no mar. Para sustentar os filhos, ela vira uma faz-tudo, o que a levou ganhar o apelido de Pereirão.
Já Tereza, sua rival, é casada com o chef de cozinha Renê Velmont (Dalton Vigh). A vida das duas se cruza quando Patrícia (Adriana Birolli), filha mais velha da ricaça, começa a namorar José Antenor (Caio Castro), herdeiro de Griselda.
A Globo também suspendeu as gravações das próximas novelas das seis (Nos Tempos do Imperador) e das nove (Um Lugar ao Sol), além de Malhação.
Leia o comunicado da Globo
"A Globo está acompanhando os desdobramentos do covid-19 e tomando medidas que possam contribuir para conter o avanço desta pandemia. A empresa tem consciência da importância do seu conteúdo para levar diversão e, sobretudo neste momento, informação para os brasileiros que estarão cada vez mais em casa nos próximos dias. Levando em conta a segurança das suas equipes e este compromisso da Globo com a sociedade, várias decisões foram tomadas e algumas delas o público verá refletidas na sua relação com os conteúdos de jornalismo, esporte e entretenimento, em todos os canais Globo de TV por assinatura, Globoplay e TV Globo.
No caso da TV aberta, que chega a quase 200 milhões de brasileiros, a Globo vai aumentar muito a presença do jornalismo, chegando a 11 horas de programação ao vivo consecutivas, das 4h da manhã às 03h da tarde. Com isso, alguns programas terão a sua exibição suspensa.
As novelas da Globo terão suas gravações paralisadas, o que vai comprometer suas exibições. Algumas terão seus finais antecipados e outras terão que ser interrompidas mesmo. Por que faremos isso? Porque evitar o contato físico é fundamental na estratégia da sociedade para conter a expansão do vírus. E não há novelas sem abraços, apertos de mãos, beijos, festas, cenas de briga, cenas de amor, cenas de carinho, tudo aquilo que reflete a vida real, mas que, hoje, não pode ser encenado em segurança. Interrompendo as gravações, protegemos nossos talentos e, ao mesmo tempo, a sociedade: evitando o contágio aqui, evitamos que ele se espalhe lá fora. O nosso primeiro compromisso é com a saúde de nossos colaboradores e do público.
O jornalismo continuará atuando, e cada vez mais. Porque é possível fazer jornalismo mitigando os riscos, evitando contatos físicos e redobrando medidas de higiene. Assim como o chamado distanciamento social --evitar contato físico--, a informação é uma das mais poderosas armas contra o vírus. E o jornalismo da Globo dará a sua contribuição.
Para garantir diversão nessa situação que vivemos, quando as pessoas estarão mais tempo em casa, vamos exibir grandes sucessos recentes da Globo em uma edição compacta. Malhação: Viva a Diferença, Novo Mundo, Totalmente Demais e Fina Estampa vão voltar a fazer parte do dia a dia do público.
A Globo traçará estratégias específicas para cada momento e divulgará de forma transparente todas as decisões tomadas. Levando em conta sempre os interesses e as necessidades do seu público, dos seus colaboradores e dos seus parceiros comerciais.
Veja a seguir as mudanças:
Na programação da Globo na TV aberta:
A partir de amanhã, o Hora 1 entrará no ar às 4h e entregará para o Bom Dia de cada região, que será exibido das 6h às 08h30. O Bom Dia Brasil irá ao ar até as 10h, quando vai estrear Combate ao Coronavírus, novo programa focado na pandemia.
Ancorado de São Paulo pelo jornalista Márcio Gomes, o programa terá a participação diária de dois especialistas no estúdio para tirar dúvidas do público. Apresentadores e repórteres de todo o Brasil e do mundo trarão as últimas informações sobre o avanço da doença: dados, estatísticas e orientações das autoridades públicas, de maneira clara e bem didática para deixar a população a par de tudo.
Ao meio-dia, o Praça TV 1ª Edição vai incorporar o tempo do Globo Esporte. As informações sobre o mundo esportivo, com várias competições canceladas em todo o mundo, farão parte do jornal local. Em seguida, o Jornal Hoje também terá seu horário ampliado e entregará a programação para a Sessão da Tarde, cujos títulos estarão voltados às crianças e jovens que, em casa, deverão assistir à faixa de filmes com a família. O Jornal Nacional também será ampliado e passará a durar 50 minutos. E, ao longo do dia, flashes ao vivo trarão atualizações. Com todo o cuidado com seus profissionais, o Jornalismo da Globo vai informar o público de tudo, pois informação é fundamental no combate ao vírus.
Com a ampliação do espaço dedicado à cobertura jornalística, temporariamente o Mais Você, o Encontro com Fátima Bernardes, o Globo Esporte e o Se Joga não serão exibidos.
Malhação: Toda Forma de Amar, escrita por Emanuel Jacobina e com direção artística de Adriano Melo, terá seu final antecipado para o mês de abril. Após o encerramento da atual temporada, entrará no ar um compacto de Malhação: Viva a Diferença, que foi escrita por Cao Hamburger e teve direção artística de Paulo Silvestrini.
A partir do dia 30, com o fim de Éramos Seis, escrita por Angela Chaves e com direção artística de Carlos Araujo, será exibido um compacto de Novo Mundo. Escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson e com direção artística de Vinicius Coimbra, a novela retrata a transformação do Brasil com a chegada da família real portuguesa. A trama é ambientada no período que antecede a história de Nos Tempos do Imperador, próxima novela das seis, dos mesmos criadores.
Já Salve-se Quem Puder, escrita por Daniel Ortiz, com direção artística de Fred Mayrink, ficará no ar até sábado, dia 28, quando será feita uma pausa em sua exibição. No dia 30 de março, estreará nesse horário uma versão compacta de Totalmente Demais, escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm e que contou com a direção artística de Luiz Henrique Rios.
Amor de Mãe, escrita por Manuela Dias, com direção artística de José Luiz Villamarim, será exibida até sábado, dia 21, quando sua primeira fase chega ao ápice. A segunda etapa da novela será temporariamente suspensa e, a partir de segunda-feira, dia 23, irá ao ar uma versão compacta de Fina Estampa, escrita por Aguinaldo Silva com direção de núcleo de Wolf Maia.
No horário dos jogos da Copa do Brasil e da Libertadores, canceladas, respectivamente, pela CBF e pela Conmebol, serão exibidos filmes. Nesta quarta-feira, exibiremos o longa Minha Vida em Marte, com Monica Martelli e Paulo Gustavo, no Cinema Especial.
+Lidas