Givago Tenório (PP), que cumpriu mandato como senador por Alagoas este ano, será homenageado, na terça-feira, 4, pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), uma das maiores do Congresso Nacional composta por 234 deputados e 27 senadores. Ele atuou como senador durante a licença de Benedito de Lira, afastado para disputar as últimas eleições.
LEIA TAMBÉM
Tenório integra um grupo de parlamentares que serão homenageados em um almoço em Brasília, como reconhecimento ao apoio e contribuição com a promoção do desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro.
O empresário integrou, durante seu mandato como senador, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais relevantes da Casa.
PROJETOS - De CNH Gratuita para carentes e desempregados à redução de comissionados
No cumprimento do mandato, Tenório apresentou diversos projetos de interesse da população e do setor produtivo.
CNH para pessoas carentes - Jà o PLS 426/2018, altera o Código de Trânsito Brasileiro para criar auxílio financeiro ao candidato carente e desempregado há pelo menos um ano a fim de obter a carteira nacional de habilitação.
Redução de cargos em comissão na gestão pública - junto com outros senadores, Tenório foi autor da PEC 16/2018, que altera o art. 37 da Constituição Federal, para restringir a quantidade de cargos em comissão na administração pública.
Cultivares - No PLS 404/208, o senador propôs a ampliação de 15 para 20 a 25 anos a proteção à propriedade de plantas criadas por diversas tecnologias, os chamados “cultivares”.
Compensação de Créditos - O senador propõs o PLS 405/2018, que revoga os incisos VII e IX do § 3º do art. 74 da Lei nº 9.430, de 27 de dezembro de 1996, que vedam a compensação dos créditos cuja confirmação de liquidez e certeza esteja sob procedimento fiscal e de débitos relativos ao recolhimento mensal por estimativa do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
Operação de crédito para Programa de Revitalização Urbana em Bairros de Maceió - Em requerimento (RQE 68/2018 ) o senador pediu urgência para a Mensagem do Senado Federal nº 99 de 2018, que “propõe, nos termos do art. 52, incisos V, VII e VIII, da Constituição, seja autorizada a contratação de operação de crédito externo, com a garantia da República Federativa do Brasil, no valor de US$ 70,000,000.00 (setenta milhões de dólares dos Estados Unidos da América), de principal, entre o Município de Maceió, no Estado do Alagoas, e a Corporação Andina de Fomento - CAF, cujos recursos destinam-se ao financiamento parcial do "Programa de Revitalização Urbana em Bairros de Maceió".
RELATORIA
Givago Tenório foi relator do Projeto de Lei 274/2003, que institui o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional e Qualificação do Trabalhador - FUNDEP.
PRONUNCIAMENTOS - DE USO DE AGROTÓXICOS A PREÇO DE PASSAGENS AÉREAS
Em discursos no plenário, Givago Tenório defendeu, entre outros temas, a reformulação dos procedimentos de registro de agrotóxicos no Brasil. Ele apontou uma "a ineficiência e a morosidade" dos órgãos responsáveis pela aprovação desses registros oferecem riscos para a economia nacional. O objetivo, pontuou o senador, é garantir segurança para os seres humanos e o meio ambiente, mas também assegurar a eficácia dos produtos registrados no Brasil.
Em outro pronunciamento, o senador critiou os altos preços das passagens aéreas. Givago comemorou a aprovação pelo Senado de projeto que proíbe cobrança por marcação antecipada de assentos em aviões. Veja o discurso:
Foco na Economia - Em discurso feito em setembro, antes das eleições, Tenório destacou a necessidade de o próximo presidente do Brasil ter como prioridade a recuperação da economia. Para o senador, é importante valorizar os setores produtivos para a recuperação da economia.
“São os setores produtivos da nossa economia os verdadeiros motores do desenvolvimento. São eles que geram emprego, bens, renda e serviços, que alimentam a cadeia produtiva, gerando riqueza e desenvolvimento para a nação”, declarou em discurso.
+Lidas