Pensar a multiplicidade que envolve as questões de gênero contemporaneamente é fundamental para compreender as reivindicações políticas e existenciais das minorias trans e homoafetivas, por exemplo. Com o desejo de refletir as diversas camadas de significação que envolvem o tema junto à comunidade acadêmica e ao público em geral, o Cineclube Papa Sururu promoverá na quarta-feira, dia 11 de abril, às 17h, uma sessão com filmes que tratam do assunto.
No encontro, que é aberto ao público e gratuito, serão exibidos os filmes Meu corpo é político (Dir. Alice Riff), Wonderfull meu eu em mim (Dir Dario Junior) e A noite estava fria (Dir Leonardo Amaral). Os dois últimos são curtas-metragens alagoanos que têm conquistado o público nos festivais de cinema. Meu corpo é político é um longa-metragem que traz o cotidiano de ativistas do movimento LGBT moradores da periferia de São Paulo. Para debater o filme estará presente o cineasta Dário Junior.
O Cineclube Papa Sururu realiza mensalmente sessões na UFAL com o intuito de formação do olhar e troca de experiências sobre o arte cinematográfica. As sessões são abertas ao público e a cada edição ocorre um desdobramento da atividade com ações fora da universidade, como uma oficina de jornalismo impresso para os índios xucurus kariris e uma formação introdutória acerca do pensamento de Judith Buttler.