Meu Bichinho

Gatos sentem calor?

Em 13 de Março de 2024 às 06:43

Olá, gente!

Hoje eu trago um assunto importante para quem cria gatos! O calor está muito grande, as temperaturas continuam muito altas, mesmo estando quase no finalzinho do verão. Assim como nós, os pets sofrem e eu sempre falo dos cuidados com os cães, mas vocês sabiam que os gatos também sofrem com o calor? Pois é, e eu tenho ouvido muitos depoimentos dos meus amigos que são tutores de gatinhos sobre esse fato, daí resolvi conversar com a médica veterinária Evelynne Marques sobre o tema, já que eu também criou gatos e busco preservar a saúde deles.

  • Gatos sentem calor?
    Resposta: Sim, sentem.
  • Como saber se eles estão com calor?
    Resposta: um sinal clássico do desconforto de felinos domésticos com calor, é a abertura da boca permanente e com a língua exposta e muito rosada. O felino demonstra necessidade de deitar encostando a barriga no piso da residência, buscando locais mais refrescantes.

O que o calor pode causar ao gato?

Resposta: Estresse, irritação, alteração de frequência cardíaca, dermatites que ficam camufladas no caso dos felinos de pelagem longa.

  • O que fazer para refrescar o gato no calor?

Manter ambiente arejado, evitar manter o animal em varandas ensolaradas (o animal procura o sol naturalmente quando amanhece o dia, porém tem a necessidade de ficar pouco tempo e ele deve ter outros locais para se manter longe do sol). Pontos de hidratação também são necessários para estimular seus gatinhos a tomarem água.

  • Mas, eles gostam do calor?
    Não necessariamente. Felinos que vivem em áreas muito frias tendem a buscar o contato com o sol para equilibrar seu conforto térmico. Mas, passam pouco tempo e logo buscam ambientes sem o aquecimento.

Já felinos que habitam áreas tropicais e quentes como a nossa em Maceió-AL, demonstram bem-estar em locais com vento, sombra e contato com o sol apenas no início das manhãs.

Inclusive, felinos têm hábito noturno e durante o dia vão naturalmente procurar locais longe do calor em conforto térmico.

Entrevistada: Evelynne Marques, médica veterinária, doutoranda SOTEPP-UNIMA-AL, Comissão de Saúde Pública do CRMV-AL.

Gostou? Compartilhe