por Deisy Nascimento
LEIA TAMBÉM
Nesta semana decidimos trazer para o blog Meu Bichinho um assunto que parece ser simples de falar, mas que requer uma análise importante para o melhor entendimento.
A pergunta: É realmente necessário dar banho nos gatos? Depende. De forma geral, a resposta é não. Bem, gatos saudáveis e que vivem dentro de casa não necessitam de banhos periódicos, já que o próprio hábito de higiene realizado por ele é o suficiente para mantê-los sempre limpinhos.
Conversamos com a médica veterinária especializada em oftalmologia veterinária, Leila Patrícia, e ela nos ajudou a esclarecer algumas dúvidas.
Segundo a profissional Leila Patrícia, atualmente há uma rotina de se levar os pets ao banho e tosa, o que é muito mais comum para os cães. “Alguns tutores levam seu gatos para os pet shops também. Mas será que seu gatinho precisa tomar banho? Os felinos fazem sua limpeza com a própria língua. A higienização frequente nos felinos podem trazer sérios problemas. Infelizmente muitos tutores não levam essa informação veterinária em consideração e acabam levando para o banho. O ambiente de banho e tosa, em sua maioria, é muito estressante para os felinos que são animais que gostam de manter suas rotinas em seu ambiente e tais hábitos como o de levá-los ao banho e tosa podem deprimir o gato, podendo até baixar a imunidade e eles adoecerem ou, em casos mais extremos de estresse virem a óbito”, explicou.
Em que momento devo dar banho em meu gatinho?
Essa é uma pergunta muito comum na rotina clínica da médica veterinária, Leila Patrícia, mas é importante que os tutores entendam que os banhos deverão ser realizadas apenas em duas situações:
1ª – Seu animal se sujou e não está conseguindo se limpar, o ideal é se houver como fazer dar o banho em casa. Se não conseguir leve a um pet shop no primeiro horário para que ele seja o primeiro a ser atendido. A finalidade disso é para não ter contato com cães. Recomenda-se que o tutor procure um pet shop que faça esse serviço especializado apenas para felinos ou com ambientes separados;
2ª – Em tratamento médico veterinário onde precisará fazer banhos medicamentosos específicos por estar com algum problema de pele, fins terapêuticos ou outra situação. Neste momento, o veterinário vai passar todas as orientações necessárias.
ATENÇÃO: Lembre-se que os felinos não gostam de perfumes e nem de secador, mas se o animalzinho realmente precisar tomar banho dê a possibilidade para que seja o menos estressante possível. Não deixe-o com os pelos úmidos, procure dar banho no horário da manhã, tente secar sempre com toalhas, viabiliza um espaço para que que o felino tenha acesso ao sol, pois é o cantinho que ele vai procurar para se secar.
+Lidas