Gato é resgatado após ficar preso em estrutura de vidro de estabelecimento, em Maceió

Publicado em 06/01/2025, às 12h24
Foto: Divulgação/CBM-AL
Foto: Divulgação/CBM-AL

Por Ascom CBM-AL

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizou, na manhã desta segunda-feira (6), o resgate de um gato que ficou preso em uma porta de vidro de um estabelecimento, na rua Santos Pacheco, localizada no Centro de Maceió. A ação foi rápida e garantiu a segurança do animal, que não sofreu ferimentos graves. 

Ao chegar ao local, a guarnição de resgate, composta por quatro militares, efetuou a retirada do felino que estava preso em uma abertura circular na estrutura de vidro de um estabelecimento comercial. Com a utilização de equipamentos e técnicas adequadas, o animal foi resgatado com sucesso e deixado aos cuidados dos responsáveis.

Resgate de animais domésticos

Ocorrências envolvendo o resgate de animais são frequentes e fazem parte da rotina das guarnições do CBMAL, principalmente no que diz respeito a animais domésticos, como cães e gatos.

Durante o ano de 2024, a corporação registrou 320 atendimentos relacionados a esses tipos de animais, dos quais 101 (31%) envolveram cães e 219 (68%) gatos. Esses números mostram que os gatos, por suas características exploratórias e ágeis, acabam sendo os principais protagonistas em situações de risco.

Além disso, a corporação frequentemente realiza resgates de animais silvestres, como cobras, jacarés, porcos espinhos, e até aves, como corujas que, por vezes, acabam em áreas urbanas ou em situações de risco. Outro tipo frequente de ocorrências envolve outros animais domésticos como cavalos.

Cuidados e prevenções

A alta incidência desses casos reforça a importância do trabalho da corporação e também evidencia a necessidade de maior atenção e cuidados preventivos por parte da população.

Para os tutores de animais domésticos, é essencial evitar locais de risco, como áreas estreitas ou objetos que possam causar acidentes. Já em casos de animais silvestres, o CBMAL orienta que a população mantenha distância e acione imediatamente as autoridades, evitando qualquer tentativa de manejo inadequado.

Gostou? Compartilhe