por Luan Paz
Dia das mães passou e muita gente comprou ou ganhou uma orquídea de presente, mas você sabe como cuidar da sua flor? Hoje vou te ensinar umas dicas básicas para manter sua orquídea bonita por muito tempo! Mas vale lembrar que algumas espécies florescem apenas uma ou duas vezes por ano, portanto, nada de jogar a sua fora, quando as flores caírem.
LEIA TAMBÉM
Ainda que os cuidados com orquídeas variem de acordo com a espécie, todas elas são muito delicadas e exigem atenção redobrada no que diz respeito a regas, exposição solar, drenagem e adubação.
No geral, as orquídeas gostam muito de claridade, mas não suportam a exposição direta ao sol. Então, o melhor é colocá-la próximo a alguma janela ou em ambientes mais claros. Apesar de também gostarem de locais arejados, cuidado com as correntes de vento, pois podem danificar e até mesmo derrubar o vaso com suas flores.
As raízes das orquídeas dependem de um substrato úmido e arejado, onde possam respirar. Por isso, os vasos mais recomendados para elas são aqueles mais porosos, como os de barro com furos nas laterais, ou os xaxins de palmeiras, que permitem uma drenagem mais eficiente.
A rega da orquídea é muito importante, pois é mais fácil matá-la pelo excesso que pela falta de água. Principalmente para quem está mantendo a orquídea em um vaso sem drenagem, uma dica é colocar nela 3 pedras de gelo uma vez por semana, caso utilize xaxim ou vaso de barro com furos laterais prefira mergulhar o vaso na água por alguns segundos, uma vez por semana.
LEIA MAIS
+Lidas