Futebol

Futebol de base: pequenos alagoanos são aprovados em times da Série A

01/10/24 - 08h34
Divulgação

Se tornar um jogador de futebol é o sonho de muitas crianças e adolescentes por todo o mundo. E para três pequenos alagoanos, o desejo de ser um profissional do esporte que é paixão dos brasileiros começou a ganhar uma forma mais concreta nos últimos dias. João, de 14 anos, Welverth, de 11, e Isac, de 10, nascidos no Sertão de Alagoas, foram aprovados na base de dois grandes clubes do país e vão buscar voos mais altos em outros estados. 

Para a dupla João e Isac, atacantes que jogam no meio e no lado do campo, respectivamente, o Grêmio vai ser o destino. Os dois já se preparam para viajar para o Rio Grande do Sul assim que concluírem os compromissos ainda nas cidades de origem. João é natural de São José da Tapera, e Isac, de Senador Rui Palmeira, e já passaram nos testes para entrar no elenco de guris da equipe gaúcha.

O último a conquistar a oportunidade de brilhar fora de Alagoas foi o extremo atacante Welverth, menino, que assim como Isac, começou nos campinhos de Senador Rui Palmeira. Agora o pequeno de 11 anos vai vestir a camisa do Palmeiras. Para o professor dele, Danilo Souza, a aprovação foi fruto da dedicação e do talento do garoto, que teve o bom futebol reconhecido pelos olheiros da equipe paulista. 

"Passei 19 dias com o Welverth em São Paulo nesse processo. Graças a Deus, no primeiro treino, já foi aprovado [...] Ele já estava sendo monitorado pelo Palmeiras. O pessoal gostou e pediu a volta dele", disse o professor que também destacou o incentivo dos familiares da criança. 

"Ele vai terminar os estudos para não perder o ano e em janeiro a família segue com ele em viagem para São Paulo. E esse período agora vai ser de preparação, trabalho específico, para que ele possa tirar de letra os trabalhos passados por lá, já que vão ser outros professores, outra logística de trabalho...", continuou Souza.

Companheiros da mesma escolinha de futebol

O que os três têm em comum é o fato de serem alunos da mesma escolinha de futebol, a CX10, do ex-jogador Cleiton Xavier, com passagens por Seleção Brasileira, CSA, CRB, Palmeiras, Internacional e futebol europeu. Natural de São José da Tapera, o ex-meia não escondeu a felicidade em ver novos alagoanos surgindo como promessas do esporte e ser um dos responsáveis por dar oportunidade a eles.

"A nossa intenção é dar oportunidade a essa garotada, e os três, apesar da pouca idade, já têm identificação com a bola, com o futebol. Eu estou muito feliz, tenho que agradecer aos professores Danilo, Ricardo e Natália, que são capacitados, que são profissionais, e o nosso intuito é dar esse seguimento para esses garotos, e que tenham um futuro brilhante. Comecei aqui em São José da Tapera, e eles agora dando os primeiros passos na minha escolinha... Quem sabe com projeção no futebol agora, a gente possa ver novos craques pela telinha, torcendo bastante, e afinal de contas, é de Alagoas e torcemos muito para os nossos conterrâneos", destacou.

João, Welverth e Isac foram os três primeiros alunos da escolinha CX10 que foram aprovados em grandes clubes do país. Cerca de 400 crianças e adolescentes recebem aulas de futebol com uma programação de treinos que atende a população de São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Olho D'Água das Flores, municípios sertanejos de Alagoas.