Fórum de Maceió passa a contar com Centro Especializado de Atenção às Vítimas

Publicado em 12/01/2023, às 13h14
Caio Loureiro / TJAL
Caio Loureiro / TJAL

Por TJ-AL

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Klever Loureiro, inaugurou, nesta quinta-feira (12), o Centro Especializado de Atenção às Vítimas. O espaço, no Fórum da Capital, é destinado a receber e orientar vítimas de crimes e atos infracionais.

"A vítima não vai precisar ficar no mesmo lugar do agressor. Já houve casos em que o marido acusado de violência doméstica esperava a mulher sair da audiência para praticar mais ato de violência. Sempre tive a visão de que havia a necessidade de se criar um espaço como este", afirmou o desembargador. 

De acordo com o juiz Diego Dantas, auxiliar da Presidência do TJAL, a criação do centro especializado segue resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "A ideia é que vítimas de qualquer tipo de crime sejam aqui atendidas, orientadas a respeito da situação dos processos, qual a situação do agressor, se está preso ou não. E que aqui elas possam ter um espaço também para atendimento psicológico e assistencial".

A proximidade com as varas é um ponto positivo, na avaliação do magistrado. "Isso possibilita que as vítimas aguardem aqui a realização das audiências, ocupem um espaço diferente de onde estão os eventuais agressores ou réus acusados em processos criminais", explicou Diego Dantas, ressaltando que o espaço deve começar a atender a partir da próxima semana.

Para a superintendente do Fórum, juíza Maria Ester Manso, o centro representa um incremento civilizatório no sistema de Justiça. O espaço, destacou, tem o propósito de atenuar o sofrimento e garantir a dignidade de quem sofreu violência. "Essa iniciativa mostra a vontade de prestar serviços de melhor qualidade à população".

A inauguração contou ainda com a presença dos desembargadores José Carlos Malta e Orlando Rocha, além de juízes e servidores do Judiciário.

Homenagem

Após a solenidade, o presidente Klever Loureiro e o vice-presidente, José Carlos Malta, receberam homenagem da Assessoria Militar e da Guarda Judiciária. Foi um reconhecimento pelas ações da Presidência na área, no biênio 2021/2022.

"Nós só temos a agradecer. Se hoje temos mais segurança nos fóruns isso se deve ao trabalho dos senhores", destacou o presidente.

Gostou? Compartilhe