por Edson Moura
LEIA TAMBÉM
O Pajuçara Auto está em Cabo de Santo Agostinho, na Grande Recife, acompanhando o lançamento oficial do novo Ford EcoSport. A quarta geração do modelo ganhou novo visual, novos motores, novo interior e muita tecnologia.
Lançado em 2002 durante o Salão do Automóvel de São Paulo, o EcoSport inaugurou o segmento de SUVs compactos no Brasil e navegou com tranquilidade no segmento por mais de dez anos. Só que os concorrentes lançaram modelos bem interessantes nos últimos anos e destronaram o EcoSport.
Com a nova geração a Ford acredita que não só vai retomar a liderança no Brasil, como também supreender nos mais de 140 países para onde o modelo projetado no Brasil será exportado. Até o EUA receberão o EcoSport, com algumas alterações é claro, como a retirada do estepe, mas na essência será o mesmo carro.
Para valorizar os clientes fiéis do EcoSport a Ford anunciou uma condição especial para quem trocar pelo novo modelo: taxa zero e revisões grátis no mês de lançamento.
Em Maceió os modelos já podem ser testados na Ford Cycosa e na Ford Laguna. Em Arapiraca a concessionária Ford Mandacaru também já tem os modelos para apresentação.
O Pajuçara Auto testou o carro em uma vigem até Porto de Galinhas e essa matéria você acompanha nos próximos programas na TV Pajuçara – Record TV.
Confira a seguir os detalhes do produto e os preços das cinco versões.
As novidades
O Novo EcoSport chega em agosto ao mercado brasileiro com a oferta de diversas tecnologias embarcadas para a segurança e prazer de dirigir, conectividade SYNC 3, motores 2.0 Direct Flex com injeção direta e o inédito 1.5 TiVCT Flex de três cilindros, transmissão manual ou automática de seis velocidade e muito conforto.
A engenharia da Ford também objetivou um avanço de qualidade com um novo padrão nesta categoria de veículos, junto com o acréscimo de conteúdo de série nas versões SE, FreeStyle e Titanium. Mesmo com toda a evolução, a Ford estabeleceu uma estratégia vantajosa para o consumidor, praticamente sem aumento de preço em relação à linha anterior. A linha parte de R$73.990 na versão SE manual, e R$78.990 na automática. O EcoSport FreeStyle sai por R$81.490 com câmbio manual e R$86.490 com o automático. A versão Titanium custa R$93.990.
Projeto global
O programa do Novo EcoSport é um dos maiores já realizados pela Ford e foi liderado pelo Brasil, junto com outros centros de engenharia na América do Norte, Europa e Ásia. “Cerca de 700 engenheiros trabalharam no projeto de 2014 a 2017”, destaca Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.
O Novo EcoSport será produzido em seis fábricas ao redor do mundo, a começar pelo Brasil, e está previsto para mais de 140 mercados globais. Outro marco do Novo EcoSport é que será comercializado pela primeira vez também nos Estados Unidos e Canadá.
Evolução
A evolução está presente em todos os aspectos do Novo EcoSport, desde o design, engenharia e aerodinâmica, ao interior e qualidade da manufatura. Ele traz um conjunto de equipamentos exclusivos. Destaque para os sete airbags, sistema multimídia SYNC 3 com tela capacitiva, controle de estabilidade com novo sistema anticapotamento, monitoramento de pressão dos pneus e grade frontal com controle ativo, todos itens de série.
A versão Titanium tem novo teto solar elétrico, faróis de xênon com luz diurna de LED e acendimento automático, alerta de ponto cego, acesso ao veículo sem chave com reconhecimento capacitivo, partida por botão, ar-condicionado automático digital, computador de bordo com tela de 4,2” no painel, câmera de ré, porta-malas com sistema inteligente de bagagem, sensor de chuva e som premium da Sony com nove alto-falantes.
Em todas as versões, o interior é totalmente novo, com materiais e acabamento de padrão superior na categoria. Painel “soft touch”, bancos ergonômicos, volante multifuncional com trocas “Paddle Shift” nas versões automáticas, console central com descansa-braço e um total de 20 porta-objetos, incluindo porta-luvas climatizado, porta-óculos no teto e nichos para celular, contribuem para criar um ambiente de requinte e conforto.
O porta-malas possui grande flexibilidade. Tem um sistema de assoalho inteligente com três configurações que permite formar uma plataforma plana com o banco traseiro rebatido e ampliar o espaço de bagagem para 1.178 litros.
Motor e câmbio
Além de eficiência e conforto, o Novo EcoSport entrega muito prazer ao dirigir, com seus dois novos motores, avançados e econômicos: o 1.5 TiVCT Flex de três cilindros, de 137 cv, e o Duratec 2.0 Direct Flex, de 176 cv, o mais potente da categoria. Conta também com nova transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque, suave e precisa, com opção de trocas no volante (“Paddle Shift”).
Segurança e conectividade
O Novo EcoSport passa ser referência em segurança ativa e passiva. Vem equipado de série, em toda a linha, com sete airbags, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus e controle de estabilidade com sistema anticapotamento (RSC), exclusivo da Ford.
O sistema multimídia é o SYNC 3, de última geração, com tela capacitiva de 6,5” (versão SE) ou 8” (FreeStyle e Titanium), conectividade para Android Auto e Apple CarPlay e outros recursos avançados, como AppLink e Assistência de Emergência.
Refinamento de engenharia
O Novo EcoSport foi refinado também nos atributos de engenharia, com carroceria e suspensão aprimoradas para melhor comportamento dinâmico e absorção de impactos. Na aerodinâmica e silêncio interno, com a adoção de para-brisa acústico, novos revestimentos e defletores para isolação de ruídos, também é o melhor da classe. Tem ainda uma nova e avançada arquitetura elétrica, integrando todos os módulos eletrônicos.
Outro avanço foi na tecnologia de manufatura, com os significativos investimentos feitos na linha de montagem da fábrica de Camaçari, na Bahia. Além da instalação de mais 22 robôs na área da carroceria, as novidades incluem um sistema a laser de altíssima precisão para a furação da parte dianteira da carroceria – a mesma utilizada na produção do Mustang.
“O Novo EcoSport é um veículo que traduz a inovação e excelência de engenharia para oferecer ao mundo o que há de melhor em tecnologia, conteúdo e preço nesse segmento” diz Rogelio Golfarb.
Versões
O Novo EcoSport 2018 oferece três versões: 1.5 SE e 1.5 FreeStyle, ambas com a opção de transmissão manual ou automática, e a 2.0 Titanium automática. A versão SE vem com sete airbags, controle de estabilidade e tração, multimídia SYNC 3 com tela de 6,5”, sensor de pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve de 15”.
A versão FreeStyle adiciona SYNC 3 com tela de 8”, câmera de ré, ar-condicionado automático e digital, faróis com luzes diurnas de LED, tela multifuncional de 4,2”, bancos revestidos em tecido e couro e rodas de liga leve de 16”.
A versão Titanium traz ainda teto solar elétrico, sensor de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, acesso inteligente capacitivo, sistema de partida sem chave, faróis de xênon, Sony Premium com 9 alto-falantes, bancos de couro e rodas de liga leve de 17”.
Como condição especial de lançamento, os clientes que fizerem a reserva antecipada do SUV terão financiamento com taxa de 0,99% e a primeira revisão grátis. Quem já é proprietário de um EcoSport, além da revisão grátis tem financiamento com taxa zero. Outra vantagem do Novo EcoSport é o baixo custo de posse, incluindo tanto os preços de revisão como de peças e seguro.
Preços
EcoSport SE 1.5 Manual: R$ 73.990
EcoSport SE 1.5 Automático: R$ 78.990
EcoSport Freestyle 1.5 Manual: R$ 81.490
EcoSport Freestyle 1.5 Automático: R$ 86.490
EcoSport Titanium 2.0 Automático: R$ 93.990
Acompanhe todos os detalhes do lançamento do Ford EcoSport no Pajuçara Auto, todo sábado ao meio-dia na Tv Pajuçara, afiliada a Record TV em Alagoas. Mais fotos e a cobertura de bastidores estão nas nossas redes sociais. Não deixe de se inscrever no nosso canal no YouTube!
instragram: @pajucara_auto
facebook: Pajuçara Auto
twitter: pajucara_auto
Youtube: Pajuçara Auto
AUTOR(A)
Edson Moura+Lidas