por Edson Moura
LEIA TAMBÉM
O Ford A, um dos modelos de maiores sucesso da Ford, está completando 86 anos e acaba de ganhar um museu exclusivo nos Estados Unidos.
Inaugurado na cidade de Hickory Corners, a 185 km de Detroit, o museu foi instalado em um prédio de 1.200 metros quadrados, que reproduz um distribuidor Ford de 1928, incluindo boxes de serviço e bombas de gasolina, que ainda registram o preço de 18 centavos de dólar por galão.
Sucessor do emblemático Modelo T, o Ford A foi lançado em 1927 com uma campanha publicitária audaciosa e nunca antes feita para vender um carro. A partir do dia de lançamento, 2 de dezembro de 1927, 2.000 jornais dos Estados Unidos anunciaram o modelo em páginas inteiras durante cinco dias.
Além dos jornais, o Ford A ganhou as ruas com cartazes e fotos, além de rodar o país em uma campanha itinerante com caminhões transportando o Modelo A. Eles paravam apenas uma hora em cada distribuidor para que os interessados pudessem vê-lo e fazer as encomendas.
Tanta publicidade tinha uma explicação, já que o modelo tinha a difícil missão de substituir o ícone Modelo T, que teve 15 milhões de unidades produzidas e levou milhares de pessoas a escrever reclamando do seu fim.
Em uma decisão ousada, em 25 de maio de 1927 Henry Ford paralisou suas 44 fábricas em todo o mundo, inclusive a de São Paulo, durante seis meses para a troca do modelo.
Nessa transição, milhares de pequenas ferramentas e aparelhos de precisão foram substituídos e como o novo Ford tinha cerca de 6.800 peças diferentes (o modelo T tinha menos de 5.000) novos fornecedores foram contratados.
Durante o período em que foi produzido, do final de 1927 ao começo de 1932, o Modelo Ford A atingiu quase 5 milhões de unidades.
O Museu recém-inaugurado, abriga centenas de Modelos A, entre eles estão o que Henry Ford dirigiu no final da linha de montagem em 1927 para apresentar ao seu amigo Thomas Edison. Há também um ônibus de 1930 baseado no Modelo A que foi usado para transporte escolar em El Monte, na Califórnia.
Outros destaques são um caminhão original do serviço postal e um Modelo A especial com tração dupla utilizado na construção da famosa Barragem de Hoover, no Rio Colorado.
O museu foi construído pela Fundação Ford Modelo A (MAFFI), entidade sem fins lucrativos fundada em 1987 para preservar o veículo e objetos da época, com a colaboração de milhares de fãs. Além de automóveis, ele expõe motores, roupas, objetos, fotos da fábrica, desenhos e materiais de pesquisa.
O Modelo A original, produzido entre 1903 e 1904, foi o primeiro carro da Ford. Os seus sucessores também foram batizados com letras do alfabeto e, depois do Modelo T, Henry Ford decidiu reiniciar a série.
E você já andou em um desses? Deixe seu comentário!
Não perca mais notícias do mundo automotivo, sábado ao meio-dia no Pajuçara Auto na Tv Pajuçara – Rede Record!
AUTOR(A)
Edson Moura+Lidas