Uma nova operação realizada pelo Detran-AL, com o apoio do Batalhão de Trânsito, realizou três ações no litoral norte de Alagoas nas últimas 24 horas e vistoriou 196 carros. As ações aconteceram em Maragogi, Barra de Santo Antônio e Paripueira. Pelo menos 23 condutores foram flagrados dirigindo após ingerir bebida alcoólica.
LEIA TAMBÉM
Durante a fiscalização, dois motoristas foram presos e 14 carteiras de habilitação foram recolhidas por embriaguez ou por estarem com sinais de consumo de substância psicoativa e se recusarem a realizar o teste do bafômetro. Outros cinco condutores foram flagrados sem o documento de autorização.
Com o objetivo de inibir motoristas que possam colocar vidas em risco por conduzir veículos após ingerir bebidas alcoólicas, a fiscalização também aplicou 36 autos de infração por diversas irregularidades encontradas nos veículos abordados.
O que diz a Lei?
De acordo com o artigo 165 do CTB, o condutor flagrado dirigindo sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência comete uma infração gravíssima.
Atualmente, a multa para quem é flagrado dirigindo alcoolizado é de R$ 2.934,70. Além da punição no bolso, o motorista tem a CNH recolhida e responde a um processo administrativo que leva a suspensão do direito de dirigir por 12 meses - depois de todos os recursos possíveis. O veículo também é retido até que um outro condutor habilitado se apresente.
Se o motorista for flagrado novamente dirigindo embriagado dentro de 1 ano, a multa será dobrada, para R$ 5.869,40, e a CNH pode ser cassada.