Uma ação de fiscalização da Operação Língua Suja, da Prefeitura de Maceió, flagro, nesta segunda-feira (14), uma rede de esgoto da BRK desembocando em uma sistema de drenagem na Rua Hélio Pradines, no bairro Ponta Verde.
LEIA TAMBÉM
A ação, segundo a prefeitura, ocorre de maneira permanente e é integrada por técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e de Infraestrutura (Seminfra).
De acordo com o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, o sistema de drenagem que estava recebendo materiais da rede de esgoto é responsável por levar a água da chuva para o mar. “Com isso, os dejetos estavam sendo lançados no mar da Ponta Verde”, informou.
A Lei Municipal 4.548/96, no artigo 113, proíbe o lançamento de esgoto, mesmo que tratado, nas praias ou redes de águas pluviais. Com a descoberta da irregularidade, a Seminfrav fechou a entrada da rede de esgoto que estava no sistema de drenagem.
A infração ambiental registrada pelos técnicos ocorreu após o tubo de esgoto que passa por dentro da rede de drenagem apresentar fissuras, ocasionando vazamento de esgoto na galeria de águas pluviais. Durante a fiscalização, foram realizados testes feitos com corante para certificar de quem seria a responsabilidade da infração.
A empresa responsável pelo esgotamento sanitário da capital foi autuada. Além disso, providências devem ser tomadas, o mais breve possível e nos próximos dias, uma defesa deverá ser apresentada pela empresa de saneamento.
Em nota (veja abaixo), assessoria de comunicação da BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto na Região Metropolitana de Maceió, disse que estrutura de esgotamento sanitário no local não foi construída pela empresa.
NOTA
A BRK informa que a referida estrutura de esgotamento sanitário não foi construída pela empresa, que chegou à Região Metropolitana de Maceió justamente para resolver problemas antigos como esse, a partir de sua capacidade técnica e de investimento. É de conhecimento da Prefeitura de Maceió que a concessionária tem atuado na localidade e intensificado as adequações necessárias da infraestrutura existente justamente para evitar lançamentos indevidos.
A BRK, inclusive, já vistoriou cerca de 20 mil imóveis na capital alagoana, com o objetivo de identificar ligações irregulares de drenagem da rede de esgoto e de esgoto na rede de drenagem, e já enviou à Prefeitura de Maceió mais de 500 irregularidades constatadas para as devidas tratativas.
LEIA MAIS
+Lidas