Se você der uma olhada nas maiores bilheterias do mês de julho, verá que Barbie, Oppenheimer e Missão: Impossível dominaram as salas de cinema. Nenhuma surpresa, não é? Mas o que ninguém esperava era que uma produção de uma pequena distribuidora cristã e deixado de lado pela Disney iria figurar entre os sucessos de 2023. Mas que filme é esse?
LEIA TAMBÉM
Som da Liberdade é baseado em uma história real e acompanha Tim Ballard, um ex-agente especial do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, que larga o posto para fazer justiça com as próprias mãos e tentar acabar com o tráfico humano. A proposta chamou atenção do público e da imprensa norte-americana, mas não somente pela sua trama. No meio do sucesso inesperado, surgiram várias polêmicas envolvendo a veracidade da história, os números inflados das bilheterias e também os seus principais apoiadores. O TNH1 vai te explicar todos os burburinhos do filme que arrecadou, até o momento, mais de U$211 milhões ao redor do mundo, com um orçamento modesto de US$14 milhões.
(Crédito: Divulgação)
As polêmicas começaram antes mesmo do filme sair. Filmado em 2018, a produção seria distribuída por uma subsidiária latino-americana da 20th Century Fox. No entanto, quando o estúdio foi adquirido pela Disney, o estúdio do Mickey Mouse engavetou o longa e ele só viu a luz do dia cinco anos depois, quando um dos produtores conseguiu readquirir os direitos e ofereceu à Angel Studios, uma distribuidora cristã.
Outro grande ponto que levantou discussões é se o Som da Liberdade é, realmente, baseado em fatos reais. Por um lado, sim, o protagonista do filme é Tim Ballard, um ex-agente que fundou a Operation Underground Railroad (OUR), uma organização sem fins lucrativos anti-tráfico sexual. Ambos existem na vida real. Mas, ao longo dos anos, Ballard e a OUR foram duramente contestados por alguns de seus relatos. Em 2020, três anos antes do filme sair, uma investigação feita por um veículo, por exemplo, apontou dificuldades em comprovar as experiências da entidade, sendo tratadas sempre como “heróicas e excitantes”.
O enredo do filme, inclusive, que envolve o sequestro de dois irmãos convidados para uma sessão de fotos em Honduras, não foram baseados na realidade - ainda que os créditos apontem para isso. Ballard se defendeu. Em entrevista ao canal The Victory Channel, ele disse que algumas coisas ‘são definitivamente exageradas’. [Jim Caviezel, o ator protagonista] me faz parecer muito mais legal do que sou, por exemplo".
Curiosamente, Ballard deixou a OUR após o estrondoso sucesso do filme. Nesta semana, informações sobre a sua saída chegaram à VICE. Sete mulheres acusam o ex-CEO de má conduta sexual. Relatos apontam que ele teria insistido que colegas dormissem e se banhassem com ele para manter as aparências em missões, alegando que isso seria necessário para enganar os traficantes.
Mas as polêmicas não param por aí. Som da Liberdade é apontado como um veículo para teóricos da conspiração e apoiadores da QAnon - uma teoria de extrema-direita que diz existir uma elite global que sequestra crianças para beber seus sangues. O grupo foi responsável pelo ataque ao Capitólio, em 2021, por acreditarem que essa rede de tráfico conspirava contra Donald Trump. O ex-presidente, inclusive, fez uma exibição especial do filme.
(Crédito: Divulgação)
E também há quem questione o sucesso do filme. Nas redes sociais, pessoas publicaram sessões vazias quando, na verdade, constavam como ‘esgotadas’. O burburinho foi tanto que o CEO de uma rede de cinema norte-americana precisou se pronunciar após os boatos de que estaria boicotando as exibições com os ar-condicionados desligados. Ele, claro, rebateu. Pelo Twitter, Adam Aron, da AMC, escreveu: “Infelizmente, os teóricos da conspiração são tão prevalentes nos Estados Unidos. Tanta informação errônea é espalhada. É tão bizarro".
E se você ficou curioso para descobrir a fonte dessa polêmica, Som da Liberdade chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (21) com 99% de aprovação do público e 55% da crítica, de acordo com o agregador de notas Rotten Tomatoes. O filme está em cartaz no Arapiraca Garden Shopping, Centerplex (Shopping Pátio Maceió), CinePremium (Shopping Farol), Cinesystem (Parque Shopping), Grupo Cine (Shopping da Vila - Delmiro Gouveia) e Kinoplex (Maceió Shopping).
Confira, abaixo, as sinopses oficiais, os trailers e as sessões dos outros 17 filmes que estão em exibição nos cinemas alagoanos.
A FREIRA 2
A NOITE DAS BRUXAS
A FADA DO DENTE
Sinopse: Violetta (Jella Haase) é uma fada do dente curiosa e extrovertida que, por não dominar muito bem a arte de lançar feitiços, acaba indo parar acidentalmente no mundo dos humanos. Perdida no lugar desconhecido, a fadinha encontra uma luz no fim do túnel quando conhece Maxie (Lucy Carolan), uma garota de doze anos. As duas fazem um trato para conseguirem levar Violetta de volta para o mundo das fadas - mas não esperavam que, durante a jornada, a fada descobriria muitas coisas novas sobre si mesma e sua verdadeira vocação no mundo.
AS TARTARUGAS NINJA: CAOS MUTANTE
Sinopse: Depois de anos sendo protegidos do mundo humano, os irmãos tartarugas saem para ganhar os corações dos nova-yorquinos e serem aceitos como adolescentes normais através de seus atos heroicos. Sua nova amiga, April O’Neil, vai ajudá-los a derrotar um misterioso sindicado do crime, mas eles logo se veem em maus lençóis quando um exército de mutantes vai atrás deles.
AFTER - PARA SEMPRE
ÂNGELA
BESOURO AZUL
ELEMENTOS
ELIS & TOM: SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ
ESTRANHA FORMA DA VIDA
GRAN TURISMO: DE JOGADOR A CORREDOR
Sinopse: O filme conta a história de um jogador adolescente da franquia Gran Turismo, que se destaca nas competições virtuais da modalidade realizadas pela Nissan e acaba tendo a oportunidade de se tornar um piloto de verdade após mostrar o seu potencial nas pistas virtuais.
NOSSO SONHO: A HISTÓRIA DE CLAUDINHO E BUCHECHA
OLDBOY
OS MERCENÁRIOS 4
OS PELUDOS - GUARDIÕES DO LAR
RETRATOS FANTASMAS
SEM AR
*Estagiário sob supervisão
+Lidas