Filhote de peixe-boi que nasceu em recinto de aclimatação morre por falta de oxigênio

Publicado em 02/05/2022, às 15h50
Foto: Reprodução/Costa Corais
Foto: Reprodução/Costa Corais

Por TNH1 com TV Pajuçara

O filhote de peixe-boi que nasceu na Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, no Litoral Norte de Alagoas, teve morte confirmada, na tarde desta segunda-feira, 3, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

De acordo com nota divulgada pelo instituto, o bebê, que recebeu o nome de Flori e foi o primeiro filhote de peixe-boi a nascer fora do seu habitat natural, do mundo, de acordo com ICMbio, morreu por falta de oxigênio, após ficar preso em galhos de manguezais que estavam submersos no local onde ele estava junto com a mãe, afastados de outro animais.

O primeiro filhote fora do seu habitat natural -  Na madrugada da última terça-feira (26), um acontecimento histórico movimentou o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), na Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, localizada em Alagoas e vinculada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). É que foi lá que nasceu o primeiro filhote de peixe-boi fora do seu habitat natural do Brasil e, de acordo com o ICMbio, do mundo.

Trata-se da pequena Flori, um bebê peixe-boi que nasceu medindo 95 cm e pesando 12 kg. “É um animal abaixo do tamanho médio de um filhote de peixe-boi marinho e, por isso, estamos observando com bastante cuidado o comportamento delas. A mãe também é de primeira viagem, então, estamos revezando equipes 24 horas para o monitoramento”, disse a veterinária Alexandra Costa.

Gostou? Compartilhe