Filhote de baleia-jubarte encalha em praia de Maragogi; veja vídeo

Publicado em 10/07/2023, às 09h58
Reprodução/Vídeo
Reprodução/Vídeo

Por TNH1

Um filhote de baleia-jubarte foi encontrado encalhado e com vida em uma praia de Maragogi, no Litoral Norte alagoano, na manhã desta segunda-feira, 10. O Instituto Biota de Conservação divulgou que o encalhe foi alertado pela população. 

"Nesse momento, nossa equipe encontra-se em deslocamento para atender essa ocorrência", destacou Bruno Stephanis, presidente do Instituto Biota. No vídeo abaixo, é possível perceber o momento em que um banhista mexe no mamífero, para tentar empurrá-lo em direção ao mar, o que não é aconselhável a princípio (saiba mais no fim da matéria).

De acordo com o instituto, no período de julho a novembro, a baleia-jubarte (Megaptera novaengliae) se encontra no seu período reprodutivo, sendo comum a ocorrência ao longo da costa do Brasil.

Este foi o 11º encalhe de baleia-jubarte registrado no Brasil no ano de 2023.

É aconselhável puxar ou empurrar o animal encalhado? Bruno Stephanis destacou que a orientação para os banhistas, a princípio, é não tocar no animal. Ele precisa passar por uma avaliação por especialistas, antes de retornar ao mar. "A primeira coisa a fazer é entrar em contato conosco, nos enviar imagens e localização. E ao avaliar a situação, podemos estar orientando a conduta das pessoas que possam dar apoio", disse o presidente do Biota.

Ainda segundo ele, não é recomendado puxar ou empurrar o animal pelas nadadeiras, por exemplo. "Caso o animal mexa essa nadadeira pode causar um acidente grave com a pessoa. E puxar também pode causar alguma lesão grave no animal, pois a cauda do animal é a continuidade da coluna vertebral", destacou.

Reintrodução - De acordo com o Biota, o filhote foi reintroduzido no mar pela população, antes da chegada da equipe veterinária. Nesta tarde ele foi visto cerca de 700 metros da costa, nadando em direção ao mar aberto. 


Atualização às 19h.

Gostou? Compartilhe