Filas de agências bancárias voltam a ficar desorganizadas e Arapiraca registra aglomerações

Publicado em 22/12/2020, às 09h09
Divulgação/7 Segundos
Divulgação/7 Segundos

Por TNH1 com Portal 7 Segundos

Centenas de arapiraquenses convivem diariamente com o risco de contaminação do coronavírus quando saem de suas casas para enfrentar filas com o objetivo de conseguir acesso às agências bancárias no município. Muitas pessoas têm a necessidade de enfrentar a aglomeração porque precisam receber o pagamento do Auxílio Emergencial, Bolsa Família e outros programas assistenciais do governo.

No início da pandemia, uma grande movimentação foi feita pelo poder público, tanto municipal como estadual, para que as instituições financeiras fossem responsabilizadas pelo controle do distanciamento nos bancos. Muitas se comprometeram a organizar o fluxo de pessoas e algumas chegaram a colocar até tendas para proteger os usuários do sol. Porém, com o passar dos meses, houve a ausência de cuidados básicos e as filas voltaram a ficar desorganizadas, sem distanciamento e quilométricas.

A reportagem do Portal 7 Segundos, de Arapiraca, esteve em uma agência da Caixa Econômica, localizada na avenida Rio Branco, e constatou, de perto, a realidade dessas pessoas. Quem precisa de atendimento precisa chegar cedo e enfrentar o risco da contaminação.

A dona de casa Carmen Oliveira observou o tamanho da fila e preferiu não se arriscar. "Já é o quarto dia que eu venho aqui para tentar resolver pendências no banco, mas a fila é tão grande e desorganizada que eu tenho medo de ficar. Me preocupo não só comigo, mas também com meus pais, que são do grupo de risco", lamentou ela.

A Caixa Econômica Federal informou, por meio de nota, que a instituição financeira realiza a triagem das filas na agência e a recepção qualificada dos clientes durante todo o horário de funcionamento. Ela também informou que, para evitar filas desnecessárias, a orientação é a utilização do aplicativo Caixa Tem, além dos canais alternativos, como loterias e correspondentes bancários.

Confira a nota da Caixa na íntegra:

A CAIXA informa que realiza a triagem das filas na agência e a recepção qualificada dos clientes durante todo o horário de funcionamento, bem como também possui recepcionistas que conduzem a organização das filas, de forma a garantir o devido afastamento entre as pessoas. Reforçamos que não é preciso madrugar nas filas e esclarecemos que todas as pessoas que comparecem às agências no período compreendido entre 8h e 13h são atendidas no mesmo dia. Elas recebem senhas e, mesmo com as unidades fechando às 13h, o atendimento continua até o último cliente.

O banco permanece realizando ações sistêmicas para melhorar o atendimento nas agências e oferecer um serviço de qualidade aos beneficiários. Entre elas, destacamos a implementação de calendários escalonados de saque do Auxílio e do FGTS Emergencial e a abertura de agências em alguns sábados.

Todas as unidades da CAIXA seguem funcionando para atendimento presencial no interior das agências apenas para serviços sociais essenciais, como o saque sem cartão e senha de benefícios do INSS, saque do Auxílio Emergencial, Seguro Desemprego, Bolsa Família, Abono Salarial e FGTS, além de desbloqueio de cartão e senhas de contas.

A CAIXA orienta ao uso do aplicativo CAIXA Tem e aos canais alternativos, loterias e correspondentes bancários, para os clientes que já podem sacar ou transferir o crédito do Auxílio Emergencial ou do Saque Emergencial do FGTS.

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