Ex-secretário-geral da Uefa (desde 2009), Gianni Infantino é o novo presidente da Fifa. O suíço-italiano venceu no segundo turno o xeique Salman Bin Ebrahim nas eleições realizadas nesta sexta-feira (26) e terá a missão de acabar com a corrupção e dar transparência às ações da entidade que rege o futebol.
LEIA TAMBÉM
A eleição aconteceu em dois turnos. No primeiro, os 207 votos foram divididos da seguinte maneira: Infantino (88 votos), Salman (85 votos), Ali (27 votos) e Champagne (7 votos).
No segundo turno foram 115 votos para Infantino, 88 votos para Salman, quatro para o príncipe Ali e nenhum para Champagne.
Esta foi a primeira vez desde 1974 que uma eleição da Fifa foi para o segundo turno.
"Estou demasiadamente emocionado, agradeço a todos mais uma vez e vamos trabalhar conjuntamente. A Fifa passou por tempos difíceis, mas temos que seguir em frente. Vamos restaurar, vamos reconquistar a imagem da entidade", disse Infantino em seu primeiro discurso como presidente.
"Vamos distribuir o dinheiro da Fifa. Esse dinheiro é de vocês", declarou. O novo presidente pretende repassar US$ 5 milhões (aproximadamente R$ 20 milhões) para cada federação nacional.
+Lidas