A tradicional Praça Paris, na Glória, será palco de um encontro inédito entre gastronomia de excelência e cultura popular. Nos dias 12 e 13 de abril, das 11h às 21h, o Festival do Bacalhau Rio promete oferecer ao público uma experiência única, reunindo mais de 100 expositores, pratos assinados por chefs renomados, e uma programação cultural que valoriza a música brasileira — tudo com entrada gratuita.
LEIA TAMBÉM
O evento é uma criação do alagoano Márcio Anastácio, que vem se destacando na cena carioca como produtor cultural e curador de festivais abertos ao público, com foco em gastronomia, economia criativa e ocupação de praças e espaços históricos. Além do Festival do Bacalhau, Márcio também é o nome por trás de eventos de sucesso como o Festival do Nordeste e o Festival Italianíssimo, que já fazem parte do calendário afetivo da cidade.
“Espero levar em breve nossos festivais para Alagoas, minha terra tão querida. Em cada edição desses festivais movimentamos mais de 1,5 milhão de reais com um público de cerca de 25 mil pessoas”, afirma Márcio.
O Festival do Bacalhau terá como destaque o restaurante Henriqueta, tasca luso-carioca no Leblon, comandada pelo chef Carlos Gleyson, indicado pelo Guia Michelin. Para o evento, o Henriqueta apresentará clássicos da culinária portuguesa como bolinho de bacalhau, arroz de bacalhau e o tradicional pastel de nata.
Além da experiência gastronômica, o festival aposta em uma programação cultural gratuita e diversificada. No sábado (12), se apresentam o músico de jazz Tunico, um dos destaques da nova cena instrumental carioca, e a cantora Paulinha Diniz, que homenageia seu avô, o sambista Monarco, com clássicos do samba de raiz. Já no domingo (13), a programação conta com a voz potente de Gloria Salim, em uma roda de samba em tributo à Beth Carvalho, e o grupo Jazz Colado com performance instrumentais.
O espaço também inclui feira de economia criativa, com produtos autorais e sustentáveis, uma área kids com oficinas de Páscoa e recreadores, e um espaço cenográfico inspirado no fundo do mar — pensado para garantir cliques instagramáveis.
Com curadoria atenta, valorização da cultura e da gastronomia com foco na ocupação qualificada do espaço público, o Festival do Bacalhau surge como mais uma iniciativa de sucesso do produtor alagoano que já conquistou o Rio — e que agora mira o retorno às suas raízes.
⸻
Serviço – Festival do Bacalhau Rio
📍 Praça Paris – Glória
📆 12 e 13 de abril
⏰ Das 11h às 21h
🎟 Entrada gratuita
Realização: Tônica Mídia
Apoio: Subprefeitura do Centro do Rio | RioTur
LEIA MAIS
+Lidas