Agenda Cultural

Festival de Cinema de Arapiraca terá participação dos atores Jesuíta Barbosa e Thomás Aquino

Assessoria | 22/07/24 - 17h55
Foto: Divulgação

Luz, câmera, ação. Peguem a pipoca e se preparem, pois falta menos de um mês para o maior evento de audivisual do interior de Alagoas, a 3ª edição do Festival de Cinema de Arapiraca. 

Além dos grandes profissionais locais e convidados, a edição deste ano terá a participação dos atores renomados José Jesuíta Barbosa e Thomás Aquino, ambos com reconhecimento nacional e internacional na TV e telonas do cinema. Jesuíta também fará parte do júri das mostras competitivas do festival.

Sobre os atores:

José Jesuíta Barbosa Neto é ator brasileiro, natural do Sertão de Pernambuco. Considerado um importante talento do cinema nacional, teve seu desempenho em longas-metragens aclamado pela crítica e também por renomados atores do país. Jesuíta soma mais atuação em mais de 17 filmes e mais de 11 papéis em novelas e séries de TV, além de filmes musicais e peças teatrais. Atualmente, ele se prepara para o novo filme “Homem com H”, que interpretará o cantor Ney Matogrosso. 

Já participou da minissérie Amores Roubados, marcando a sua a estreia na TV e, em 2018, recebeu o prêmio de melhor ator de televisão. Ele também interpretou a versão jovem de João Miguel (Domingos Montagner) na telenovela Sete Vidas. Fez as minisséries Ligações Perigosas, Justiça e Nada Será Como Antes. Em 2018, foi um dos destaques da supersérie Onde Nascem os Fortes. Também atuou na novela Verão 90, na pele do vilão Jerônimo Guerreiro. Por seu papel, Jesuíta recebeu o prêmio de Melhor Ator de Novela no Melhores do Ano de 2019, além de outros grandes trabalhos.

Thomás Aquino é ator brasileiro, nascido em Recife, Pernambuco. Já atuou em mais de 13 filmes no cinema e 10 séries e novelas de TV, além de diversos papéis em peças teatrais. Thomás ganhou notoriedade nacional e internacional pelo seu personagem Acácio com a projeção no Festival de Cannes do filme Bacurau, de Kleber Mendonça Filho. Em 2020, atuou em Todos os Mortos, de Caetano Gotardo e em 2021 protagonizou o longa Curral.

Em 2018, ele participou da série 3% da Netflix. Em 2019, atuou em “O Doutrinador”. Também trabalhou em “Manhãs de Setembro”, “Os Outros”, “DNA do Crime”, “Vidas Bandidas” “Deserto Particular”, “Pedágio” e vai atuar em “Guerreiros do Sol”, nova série produzida pelo Globoplay. O ator pernambucano já ganhou mais de 6 prêmios de cinema dentre suas várias indicações.

Programação de oficinas

A programação para as oficinas da 3ª edição do Festival de Cinema de Arapiraca abriu as inscrições para o público nesta segunda-feira (22) até o dia 10 de agosto.

Confira as oficinas:

* Acessibilidade para produção audiovisual
* ⁠Assistência de direção para cinema 
* ⁠Princípios básicos de caracterização 
* ⁠Crítica cinematográfica 

As inscrições podem ser realizadas através do link: https://doity.com.br/iii-festival-de-cinema-de-arapiraca-programacaoparalela-oficinas-mesas-masterclass.

Para mais informações, acessem o Instagram @festivaldecinemaarapiraca 

O III Festival de Cinema de Arapiraca é realizado com recurso da Lei Paulo Gustavo, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, e pelo NAVI – Núcleo do Audiovisual de Arapiraca, por meio da AAMA – Associação de Artistas de Massaranduba e pela Arte Camaleão, com patrocínio do SEBRAE Alagoas, produção da Filmes de Bananola e parceria com o Projeto Paradiso Multiplica.