A primeira edição do Cena Nordeste Festival desembarca neste fim de semana em Maceió para a sua segunda parada de 2024. A programação na capital alagoana acontece na sexta-feira (7) e no sábado (8) e mais uma vez vai reunir artistas dos nove estados nordestinos, de oito linguagens artísticas diferentes, que vão realizar um intercâmbio artístico-cultural no Centro de Inovação Jaraguá.
LEIA TAMBÉM
Esta segunda parada do festival acontece numa parceria do Consórcio Nordeste, que centraliza a organização do evento nas diferentes capitais nordestinas, com a Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa de Alagoas.
Como ficou conjuntamente acordado, a cada novo encontro os estados visitantes mandam representantes de diferentes linguagens para apresentações que acontecerão gratuitamente para o público local. Assim, em Maceió, vai haver artesanato e música alagoana, teatro baiano, espetáculo de dança cearense, circo sergipano, arte urbana potiguar, audiovisual pernambucano, cultura popular piauiense, forró maranhense e música paraibana.
Para a secretária de Estado da Cultura e da Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, a chegada do Festival a Maceió representa uma excelente oportunidade de destacar a diversidade cultural nordestina.
“Estamos muito felizes em receber o Cena Nordeste Festival aqui em Alagoas. O evento é uma oportunidade para celebrarmos e compartilharmos a riqueza da cultura nordestina, além de fortalecer nossos laços culturais e proporcionar ao público uma experiência inesquecível”, destacou.
O Cena Nordeste começou em João Pessoa, no mês de maio, e agora chega a Maceió. Até o final do ano, vai passar por todas as demais capitais nordestinas. Por exemplo, visita São Luís em 5 e 6 de julho, Teresina em 2 e 3 de agosto, Recife em 31 de agosto e 1º de setembro, Natal em 21 e 22 de setembro, Aracaju em 11 e 12 de outubro, Fortaleza em 16 e 17 de novembro e Salvador em 7 e 8 de dezembro.
As atrações são sempre definidas por curadores locais contratados pelos estados. O anfitrião do fim de semana fica responsável pela hospedagem de quem chega, e os visitantes custeiam o traslado de quem viaja.
Sexta-feira (7 de junho)
15h - Exposição de arte popular e venda de artesanato alagoano - Hall principal
15h - Grupo Transart - Hall principal
16h - Espetáculo “Procura-se uma palhaça só” - Auditório
18h30 - Rui Mário - Estacionamento
19h50 - Escurinho e Banda - Estacionamento
21h - Tequilla Bomb - Estacionamento
22h30 - Banda Vibrações - Estacionamento
Sábado (8 de junho)
14h - Espaço Alagoas Feita à Mão - Hall principal
14h - Reisado da Boa Hora - Anfiteatro
15h - “CorpoBaião: como permanecer juntes?” - Estacionamento
16h - Mostras audiovisuais “Paola”; “Mulher Maracatu”; “Paola”; e “Onde está Mymye Mastroiagnne” e mesa-redonda com diretores - Auditório
19h - Favela Soul Battle convida Batalha Marginal - Estacionamento
20h - Apresentação de “Borépetei” - Estacionamento
21h - Coretfal - Estacionamento
22h - Show Djavaniano de Arielly Oliveira, Jonathan Silva, Ahron Saem, Allan da Costa e Myrna Araújo - Estacionamento