LEIA TAMBÉM
Desde o ano passado, o Facebook vem trabalhando em uma ferramenta para impedir o compartilhamento de notícias falsas na rede social. Segundo informações do Digital Trends, o recurso foi lançado esta semana nos Estados Unidos e usa informações da Wikipédia para checagem de fatos.
O “About This Article”, ou “Sobre o artigo” em tradução livre, mostra um pop-up com detalhes sobre a origem das informações e, caso tenha algum dado confirmado em textos da Wikipédia, a plataforma irá informar. Por outro lado, se a publicação não contar com dados publicados na enciclopédia online, o Facebook indicará que as informações não estão disponíveis.
Dependendo das informações disponíveis, esses detalhes são seguidos por artigos relacionados, estatísticas de compartilhamento e até mesmo um mapa de onde o artigo foi compartilhado.
O Facebook também está testando um recurso adicional que também analisa o autor – selecionando mais textos publicados pela pessoa. No entanto, a ferramenta só funciona com publicações usando as tags de autor do Facebook e, por enquanto, está em fase de testes.
Além do Facebook, o YouTube também está usando a Wikipédia para fornecer mais detalhes sobre uma fonte. A CEO do YouTube, Susan Wojcicki, afirma que o recurso foi desenvolvido para ajudar os usuários a determinar quais vídeos são confiáveis.