A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou às 23h59 desta segunda-feira (02), a Operação Finados 2020. Tendo início no dia 30 de outubro, a operação teve como objetivo reduzir a gravidade de acidentes no trânsito e o aumento da percepção de segurança nas rodovias federais.
LEIA TAMBÉM
Houve um reforço ostensivo nas fiscalizações, priorizando pontos e horários estratégicos onde há ocorrência de acidentes graves e criminalidade, conforme apontam as estatísticas do órgão.
Em Alagoas, as equipes realizaram patrulhamento ostensivo principalmente em trechos das BRs 101, 104 e 316.
Motivados por diversos fatores, especialmente os relacionados ao comportamento do condutor, a PRF registrou um total de 06 acidentes, 04 deles considerados graves. Dessas ocorrências, 12 pessoas ficaram feridas e 05 vieram a óbito. De acordo com dados oficiais, foram fiscalizados 1.699 veículos e 1.827 pessoas.
Foram realizados 222 testes de alcoolemia, com um total de 15 autuações. As outras infrações mais observadas foram o não uso do capacete, do cinto de segurança e ultrapassagens indevidas – com totais de 92, 11 e 11 flagrantes, respectivamente.
Já no combate à criminalidade, 10 pessoas foram detidas: 01 por dirigir dirigir veículo pondo em perigo a segurança alheia, 05 por alcoolemia, 01 por mandado de prisão, 01 por porte de droga para consumo, 01 por atividade poluidora ou degradadora do meio ambiente e 01 por dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida permissão para dirigir ou habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano.