A partir desta semana, os quase 60 milhões de inadimplentes em todo o país, segundo dados de agosto da Serasa Experian, poderão renegociar suas dívidas em mutirões presenciais ou pela internet, organizados pelas empresas de proteção ao crédito. A versão on-line do Feirão Limpa Nome da Serasa começa nesta terça-feira (8).
LEIA TAMBÉM
Para participar, o consumidor faz um cadastro no site da empresa e vê quais dívidas estão em seu nome. Em seguida, seleciona as que deseja quitar e vê as propostas das empresas, que podem ser negociadas por chat, e-mail ou telefone.
Há também a possibilidade de feirões presenciais. O birô também tem uma ferramenta on-line de renegociação, que funciona o ano todo.
Além dos guichês de negociação, os feirões presenciais do Boa Vista oferecem palestras grátis sobre educação financeira e sobre como organizar o orçamento doméstico.
PECHINCHAR
Raphael Salmi, gerente de recuperação de crédito da Serasa Experian, recomenda que inadimplentes façam as contas de quanto podem se comprometer a pagar antes de chegar aos feirões.
Deve-se levar em consideração, por exemplo, quanto da renda mensal já está destinado a outras despesas. "Vemos muita gente que renegocia as dívidas no fim do ano, mas aí logo tem que pegar mais crédito e volta a ficar inadimplente", diz.
Segundo ele, também é importante não aceitar a primeira proposta. "Aproveite a oportunidade para negociar, pechinchar a dívida", recomenda.
Segundo ele, as condições oferecidas variam de acordo com a empresa e o perfil da dívida, mas os descontos podem chegar a 80% das multas.
+Lidas