Fazer força no banheiro apagou 10 anos da memória de chinesa

Publicado em 09/12/2024, às 21h43
Foto: Reprodução/Freepik
Foto: Reprodução/Freepik

Por Correio Braziliense

Uma simples ida ao banheiro virou um pesadelo para uma chinesa, que não teve a identidade revelada. Isso porque, após fazer muita força para evacuar, ela relatou que passou oito horas sem lembrar dos acontecimentos dos 10 últimos anos de sua vida.

A história, relatada pela primeira vez por um tabloide chinês, data de 2019, mas ganhou novamente as redes sociais agora. Segundo o site Sky Post, a mulher foi levada para o hospital, onde passou a noite e foi examinada. 

Os médicos não viram nenhum problema em sua saúde física e mental e, pela manhã, ela recuperou a memória. No entanto, após receber alta do hospital, os familiares perguntaram à mulher sobre o que  tinha acontecido naquela noite, mas ela não se lembrava de nada ocorrido nas 8 horas seguintes à ida ao banheiro.

Segundo especialistas, o ocorrido tem explicação científica: ao fazer força para evacuar, a pressão abdominal e a pressão intracerebral aumentam repentinamente, aumentando a chance de insuficiência venosa jugular. Ou seja, o sangue oxigenado  – que originalmente vai para o cérebro através das artérias – não consegue chegar ao cérebro, resultando em um desequilíbrio que pode levar à amnésia temporária.

A chamada síncope vasovagal também pode ocorrer com levantadores de peso e pessoas que são muito emocionais. Mas não é motivo de preocupação, já que é um caso raro. Apesar de não ser muito comum, também pode ocorrer amnésia temporária depois de desmaios, especialmente nos idosos. Isso porque a falta de fluxo sanguíneo temporária pode interferir nas regiões do cérebro responsáveis pela memória.

Gostou? Compartilhe