O favoritismo de João Henrique Caldas (PL) para se reeleger prefeito de Maceió em outubro não significa, necessariamente, que se repita se ele, renovando o mandato, resolver renunciar em 2026 para concorrer ao governo do Estado.
LEIA TAMBÉM
“Aí é outra história”, diz um experiente analista conhecedor da política alagoana.
Se o MDB, principal legenda de Alagoas, não tem um nome à altura para enfrentar JHC na disputa deste ano, dispõe, porém, de um personagem de peso para concorrer com ele em 2026: o senador Renan Calheiros Filho.
Além de demonstrar vontade de voltar ao governo do Estado, Renanzinho tem um interesse pessoal nessa eleição de daqui a dois anos: ajudar na reeleição do seu pai, Renan Calheiros, que tentará voltar ao Senado, onde está desde 1995.
Quando ganhou a eleição ao governo em 2018, Renan Filho foi fundamental na ajuda ao pai, fato reconhecido na época pelo próprio Renan Calheiros.
Em 2026, Renan pai estará com 70 anos e certamente será a sua última eleição para o Senado, o que reforça ainda mais a ideia.
Portanto, o “passeio” previsto para JHC agora em outubro certamente se tornará uma viagem mais complicada para ele se de fato pretender concorrer ao governo do Estado.
Renan Filho tem outro aspecto em seu favor: mesmo que eventualmente perca essa nova eleição de governador continuará mais quatro anos exercendo mandato de senador.
LEIA MAIS
+Lidas