Seis pessoas suspeitas de enganar clientes e roubar seus cartões de crédito e respectivas senhas, foram presas nesta sexta-feira (1), durante uma operação desencadeada pela Divisão Especial de Investigação e Captura (Deic), em diversos bairros de Maceió. De acordo com o delegado Thiago Prado, quatro homens e duas mulheres formavam uma organização criminosa que já agia há cerca de dez anos.
LEIA TAMBÉM
“O grupo fazia o primeiro contato com as vítimas por telefone. Durante a conversa, eles diziam trabalhar em uma determinada operadora de cartão de crédito e informavam que o cartão da vítima seria trocado, e pedia que ela atualizasse a senha. Ingenuamente, os clientes faziam a suposta atualização”, relatou o delegado.
“Em seguida, outro membro do grupo ia à casa da vítima, entregava um cartão falso dentro de um envelope e recebia o cartão “antigo”. Para consumar o crime, os integrantes do grupo rapidamente iam a grandes lojas da cidade e efetuavam a compra de celulares. Por fim, todos os smartphones eram repassados a um dos membros da quadrilha, que vendia os aparelhos e repartia o valor lucrado”, acrescentou Thiago Prado.
Como os telefones tinham nota fiscal, até lojas que funcionam no Centro compraram os eletrônicos, confiando que se tratava de material de confiança.
A operação, batizada de Fake Cards, desarticulou um golpe que pode ter atingido centenas de vítimas no decorrer de quase uma década.
Foram presos Miguel Alves Neto, 44 anos, líder do grupo, Vanilda Guerra lima 43, Paulo Ferreira da Silva filho 27, Eliel Nascimento Silva 29, Maria das Graças Fernandes Leal 32, José Ferreira da Silva (matuto) 33. Eles responderão por estelionato.
Material foi apreendido durante cumprimento de mandados / Cortesia ao TNH1 |
LEIA MAIS
+Lidas