Durante o Fórum do Futebol Alagoano, realizado nesta terça-feira no auditório do Estádio Rei Pelé, os dirigentes dos clubes da primeira divisão do Campeonato Alagoano e a Federação Alagoana de Futebol (FAF) começaram a planejar a disputa do Estadual 2016.
Durante o debate sobre a fórmula de disputa do Alagoano 2016, os clubes sugeriram que o Estadual inicie no dia 24 de janeiro. O diretor de competições da Federação, Luciano Sampaio, propôs um formato de disputa do Campeonato, sendo realizado da seguinte forma:
Os 10 clubes formariam dois grupos com cinco times em cada. CRB e CSA seriam os cabeças de chave. Os grupos se enfrentariam em jogos de ida e volta, avançando os três primeiros para uma segunda fase, denominada hexagonal, com partidas apenas de ida, classificando os quatro primeiros colocados para uma semifinal. Os eliminados da semifinal decidiriam o terceiro lugar da competição valendo uma vaga na Copa do Brasil 2017.
No caso do rebaixamento, os últimos dois colocados de cada grupo fariam um quadrangular de permanência com jogos de ida e volta, sendo rebaixados os dois times de piores campanhas nesta fase. A proposta apresentada nesta terça será levada para o Conselho Arbitral da 1ª Divisão, que será realizado no dia 17 de novembro, com local a ser definido pela Federação Alagoana de Futebol.
A base é o futuro
O vice-presidente da CBF do Nordeste e ex-presidente da FAF, Gustavo Feijó, que também esteve presente no fórum, alertou aos clubes alagoanos sobre a importância de montar um planejamento com austeridade financeira e gestão equilibrada.
“O futebol de Alagoas não pode pensar em contratar jogadores com salários astronômicos. O futuro é o resgate da base, oferecendo a oportunidade para atletas que querem mostrar talento”, ressaltou.
Veja também:
- Em fórum, FAF alerta: quem não entregar certidões será rebaixado
- Alagoano 2016 deve começar em janeiro com Coruripe e CRB entrando na primeira fase