Faculdade disponibiliza nutricionista gratuito; veja como ter acesso

Publicado em 08/04/2022, às 17h08
Divulgação / Assessoria
Divulgação / Assessoria

Por Assessoria

Para quem precisa ou deseja mudar a alimentação, a orientação de um nutricionista se faz necessária para que o novo hábito alimentar proporcione saúde e bem-estar. O Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) oferece consulta e acompanhamento nutricional de forma gratuita para toda a comunidade na Clínica de Nutrição que funciona no Campus Amélia Maria Uchôa, em Cruz das Almas. 

Segundo a nutricionista Ariana Amaral, coordenadora da clínica, a orientação de um profissional da nutrição levará em conta evidências científicas juntamente com as especificidades do paciente. 

“O nutricionista é o profissional que vai direcionar de acordo com as necessidades desse paciente, tendo em vista todas as especificidades, preferências e aversões. Além da renda, patologias e objetivos. O risco de mudar a dieta por conta própria pode levar a deficiências e distúrbios nutricionais, bem como promover monotonia alimentar”, explica.

A nutricionista também ressalta que dietas da moda ou muito restritivas, podem levar à perda de massa muscular, deficiências vitamínicas e minerais.

“Equilíbrio é a palavra chave na nutrição. O consumo rotineiro de alimentos processados, quando associado ao sedentarismo e estresse, levam a muitas doenças crônicas não transmissíveis. O profissional da nutrição pode orientar o paciente no consumo esporádico e equilibrado”, afirma.

A clínica oferece serviços de avaliação antropométrica, avaliação física, avaliação dietética, entrega de plano alimentar qualitativo e quantitativo. Além disso, o paciente poderá marcar uma consulta no local sem precisar de encaminhamento médico.

Os agendamentos para as consultas podem ser feitos de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 20h, por meio do telefone (82) 3311-3139. No dia marcado, o paciente deverá apresentar um documento de identificação com foto. 

Os atendimentos são realizados de forma contínua pelos alunos das disciplinas de Dietoterapia e Fisiopatologia I e II, orientados pelos professores do curso. Nas sextas-feiras, pela manhã, os alunos atendem pacientes atletas através do projeto de Nutrição Esportiva.

Gostou? Compartilhe