Exposição de aquarelas revela emoções de artista em enfrentamento do câncer de mama

Publicado em 27/10/2020, às 15h44
Assessoria
Assessoria

Por Assessoria

Na dor, nasceu uma flor. Mais que uma, na verdade. São cerca de 300 aquarelas floridas, nascidas do turbilhão de emoções da arquiteta alagoana Margíria Mércia, após o diagnóstico do câncer de mama, em agosto deste ano. 

Uma pequena parte deste trabalho autoral estará à mostra a partir desta terça-feira (27), na exposição “Por Elas”, no Parque Shopping Maceió. 

No acervo, 16 peças produzidas pela artista estarão à venda ao público e o lucro obtido será revertido para o Grupo Renascer - Em Combate ao Câncer de Mama. 

As centenas de pinturas foram produzidas no pequeno intervalo de pouco menos de dois meses, entre a notícia do tumor e a cirurgia de retirada, bem sucedida. 

Margíria conta que sempre cuidou da saúde e a descoberta veio no exame médico de rotina. O câncer de mama já rondou no passado sua mãe e a hereditariedade da doença era um alerta. Mesmo assim, receber o resultado positivo foi um choque. E a arte, seu escape.

“Em primeiro momento, eu perdi o chão. Tive medo, angústia, insônia, falta de apetite. O cansaço gerado com isso criou uma enorme ansiedade. Aí eu lembrei de uns materiais de aquarela que tinha em casa e essa pintura me tirava deste turbilhão. Fazia eu me desconectar da doença e criar. Quando vi, tinha mais de 300 pinturas”, relata a arquiteta. 

A ideia da exposição surgiu da filha mais velha de Margíria, Giulia França, também arquiteta e artista. Mãe de mais dois rapazes, Caio e Hugo, ela também recebeu o apoio do marido Celso e da amiga Aniete Rocha, que ajudou a produzir a mostra solidária.

O resultado pode ser visto até o dia 10 de novembro, no hall da praça de alimentação do shopping. As imagens de todas as aquarelas pintadas por Margíria também podem ser vistas e adquiridas no Instagram @aquarelasporelas. 

“Poder colocar esta produção para contribuir uma causa tão importante me ajuda a seguir em frente, sabendo que a minha experiência pode ajudar outras mulheres que estão passando ou já passaram pelo o mesmo que eu”, comenta Margíria, com alegria.

Gostou? Compartilhe