Com o objetivo de estabelecer uma pronta resposta às situações de calamidade pública, ocorrerá entre os dias 3 e 5 de novembro, a segunda fase da Operação Alagoas II. Serão realizados alguns treinamentos em pontos específicos da cidade de Maceió, mas em um contexto de catástrofe. Essas ações simularão atendimento pré-hospitalar, evacuação, resgate e salvamento, tendo como foco a pronta resposta à população necessitada. Como parte da programação, no dia 4 de novembro, a partir das 8h30, será realizado um exercício de simulação no bairro Pinheiro e adjacências.
LEIA TAMBÉM
A primeira fase do exercício ocorreu nos dias 19 e 20 de maio, quando foram desenvolvidos trabalhos de planejamentos em cartas topográficas para o emprego da Força-Tarefa, a qual é integrada por efetivos de mais de 15 órgãos municipais, estaduais e federais, vocacionados à saúde, segurança pública, defesa civil e inteligência, todos coordenados pela Defesa Civil do local e tendo como cenário, possíveis incidentes em Maceió.
Marcando o início do exercício, será realizado no dia 03 de novembro uma solenidade de abertura dos trabalhos, no pátio de formatura do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado. Nessa oportunidade, todas as instituições envolvidas apresentarão materiais e recursos que utilizarão durante todo o exercício de simulação da Defesa Civil.
Operação Alagoas II consiste em um exercício de apoio à Defesa Civil que visa, antes de tudo, fortalecer os laços entre todos os órgãos participantes e tem como objetivo, estabelecer uma pronta resposta às mais diversas situações de calamidade pública, e, através dessa integração, prover a ajuda humanitária à população de Maceió. O treinamento visa exercitar a capacidade de condução dos recursos humanos e logísticos da Defesa Civil e dos outros órgãos, tão importantes para a eficiência dessas ações. Além das ações desenvolvidas em prol do exercício, fora do contexto de simulação, ocorrerá também uma ação cívico-social, por meio de atendimentos médico-odontológicos e exames laboratoriais simples na área do bairro Farol.
LEIA MAIS
+Lidas