Já ouviu falar em coregasmo? Esse é o nome usado para definir um tipo de orgasmo que é atingido através do exercício físico. Sim, é isso mesmo! Tem como chegar no ápice do prazer sexual enquanto você malha, principalmente em exercícios que trabalham o core, conjunto de músculos que ficam na região central do corpo (quadril, pelve e abdômen).
LEIA TAMBÉM
“É raro, mas pode sim acontecer! Existe até um estudo feito pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, que reuniu mulheres entre 18 e 63 anos e um terço delas relatou já ter passado por essa experiência, e outras 60% disseram já terem sentido prazer sexual enquanto treinavam”, afirma Camila Gentile, sexóloga e empresária.
O estudo em questão foi publicado em 2011 na revista científica Sexual and Relationship Therapy e analisou 370 mulheres. Entre os exercícios mais relatados por induzir o orgasmo estavam os abdominais, as escaladas e o levantamento de peso. Pensamentos sexuais durante a prática de exercício, que poderiam ter induzido o orgasmo, foram descartados pelas participantes.
Por que os “coregasmos” acontecem?
De acordo com Camile, a grande maioria desse tipo de orgasmo acontece durante a prática de atividades que envolvem o assoalho pélvico, músculos do glúteo e abdômen. Ou seja, são exercícios que trabalham o core de forma intensa, podendo levar a contrações pélvicas e, consequentemente, ao clímax.
“Levantamento de perna e algumas variações de agachamento, que trabalha os glúteos, também aumentam as chances de ter a experiência”, acrescenta a sexóloga.
Além disso, já é conhecido que a atividade física libera hormônios no organismo, como a endorfina e a serotonina, ligados à sensação de bem-estar, prazer e satisfação. No caso das mulheres, durante o ciclo menstrual, também pode haver a maior liberação de hormônios sexuais.
Porém, essa prática não é exclusiva das mulheres ou de pessoas que possuem vagina. Homens e pessoas com pênis também podem chegar ao “coregasmos”. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Comportamento Sexual, dos Estados Unidos, 9% dos entrevistados, incluindo homens, já experimentaram orgasmos induzidos por exercícios.
Como é a sensação de um “coregasmo”?
Segundo as pesquisas, nas mulheres, o orgasmo induzido por exercício pode ser profundo, mas menos intenso e menos “formigante” do que um orgasmo obtido durante uma relação sexual. “Ele é semelhante [ao orgasmo sexual], porém menos intenso e controlável, ainda bem”, afirma Camila.
Já nos homens, o coregasmo pode acontecer mesmo sem ereção, como uma sensação prolongada e crescente, podendo se expandir ao longo de todo o corpo.
Tem como evitar o orgasmo durante a atividade física?
Apesar de bom, ter um orgasmo durante a atividade física pode ser desagradável para algumas pessoas, ainda mais para quem treina em uma academia com outros praticantes. A boa notícia é que tem como evitar a sensação durante os exercícios.
“Tente sentir as sensações do seu corpo durante o exercício. Ao sentir lubrificação ou tremedeira na região pélvica, por exemplo, cesse os exercícios imediatamente”, aconselha a sexóloga Camila.
Além disso, uma boa dica é conhecer bem os exercícios que podem induzir o prazer sexual e evitá-los durante o treino, substituindo-os por outras opções que trabalhem o mesmo músculo. Mas vale lembrar que, se você não se importar ou se treinar na sua própria casa, é superválido querer experimentar o coregasmo!
+Lidas