Morreu na noite dessa quinta-feira (08) a professora Osineide Cavalcante Silva, de 59 anos, em decorrência da Covid-19. Ela é ex-diretora dos câmpus Penedo e Marechal Deodoro, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
LEIA TAMBÉM
Natural de Murici, a educadora estava internada na UTI, mas não resistiu às complicações da doença, segundo informou o Ifal por meio da nota de pesar. O Instituto também decretou luto oficial de três dias.
"Osineide foi uma grande entusiasta e defensora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde estava lecionando nos cursos técnicos em Cozinha e Hospedagem. É considerada uma das principais responsáveis pelo crescimento da modalidade no Campus Marechal Deodoro, dando oportunidades a homens e mulheres que precisaram interromper os estudos, de retornarem à sala de aula para uma educação profissional de qualidade", trouxe a nota de pesar
A professora faria 60 anos no dia 8 de junho. Ela começou a lecionar ainda na adolescência e se tornou professora de Língua Portuguesa. Foi diretora-geral do Campus Penedo, de 2010 a 2013, quando o campus foi inaugurado, e também do Campus Marechal Deodoro, de 2006 a 2010, então unidade descentralizada do Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (Cefet-AL).
Segundo o Ifal, em Marechal Deodoro, a professora criou o Festival Lítero-Musical, evento cultural que se tornou tradicional no município, contando com a participação de toda a comunidade, e precedeu a atual Festa Literária (Flimar).
Por causa dos protocolos de segurança sanitária relacionados à Covid-19, não haverá velório. O sepultamento será em Murici.
No último dia 15, o campus Marechal Deodoro deu adeus ao estudante Márcio da Silva, do curso técnico em Hospedagem.
LEIA MAIS
+Lidas